Medicamentos em falta
Medicamentos para intubação de pacientes com covid-19 estão em falta no mercado. Os hospitais procuram ajudar uns aos outros, encaminhando qualquer sobra para que não haja paralisação do atendimento. Desapareceram dos laboratórios os medicamentos de sedação, inclusive um deles que se utiliza do “curare’ que surgiu nas tribos de índios brasileiros e que serve para manter a musculação em ação mas com sedação para a respiração com oxigenação.
Campanhas
Campanhas orientadoras precisam ser feitas para que as pessoas residentes nos bairros mais distantes tenham a noção do que podem ou não contar na hora de uma necessidade urgente. Mesmo as questões de higiene e da necessidade de recolhimento das pessoas em suas residências precisa ser enfatizada. O resguardo, segundo as autoridades médicas é muito importante. Mas há que se enfatizar todos os itens para se evitar o contagio desta pandemia.
Intermunicipais
O Tribunal de Justiça de São Paulo reconheceu a necessidade de os ônibus intermunicipais transportarem somente o numero de passageiros conforme as cadeiras que possuam para que os usuários sejam levados a seus destinos devidamente sentados. Na questão dos coletivos urbanos, ainda nada se decidiu ou decidiu-se confusamente.
Juiz
A decisão que proibiu a viagem de passageiros em pé é do juiz Gustavo Müller Lorenzato, da 1ª Vara da Fazenda Pública de Ribeirão Preto, que concedeu liminar para o transporte em ônibus intermunicipais, e atende a uma ação do Consórcio de Municípios da Alta Mogiana (CMM) e vale para 43 cidades da região. O objetivo é tentar evitar a transmissão do novo coronavírus.