De 18 a 23 de abril, a Academia Livre de Música e Artes (Alma) realizará a edição especial do “Festival Fiato al Brasile – 2021”, projeto contemplado no edital do Programa de Ação Cultural (ProAC) da da Lei Aldir Blanc (LAB). Devido à pandemia do novo coronavírus, o evento será realizado online.
A programação especial terá concertos, conferências, masterclasses e palestras virtuais, que serão transmitidos pelo canal do YouTube da Alma.
As masterclasses e palestras serão realizadas em 22 de abril, a partir das 14h30, pela plataforma Zoom e Youtube.
Os interessados em participar das atividades formativas do festival devem se inscrever no site da Alma (http://www.almarp.com.br/) até dia 20 de abril. Os participantes serão divididos em duas categorias. A primeira é para alunos (estudantes de flauta, saxofones, clarineta, violão e viola caipira).
A segunda é destinada a pais, mães e responsáveis (famílias que tenham membros matriculados em classes de violino com o método Suzuki). Após as atividades, os participantes receberão um certificado emitido pelo “Festival Fiato al Brasile – 2021”.
Além de todas essas atividades, integra também a programação do “Festival Fiato al Brasile – 2021” o lançamento do documentário “Fiato.doc”, com estreia marcada para o último dia, 23 de abril, sexta-feira, fechando a programação do evento.
De acordo com Rafael Fortaleza, doutorando (licenciado) em Composição Musical pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), compositor, diretor artístico e musical do festival, o empenho é para que o conteúdo produzido alcance o objetivo principal do evento, de difundir música com qualidade, totalmente gratuita e acessível.
“Os concertos virtuais são diferentes, envolvendo gravações antecipadas, a participação simultânea de muitos alunos, professores e profissionais da música, além de edição de imagens e áudio. O evento será um marco para a Alma e também para todos os participantes envolvidos, diante das circunstâncias que estamos vivendo”, explica.
O “Festival Fiato al Brasile – 2021”, edição especial, foi contemplado no edital número 40 do ProAC LAB. É uma realização do Ministério do Turismo (MTur), por meio da Secretaria Especial da Cultura, do governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e da Academia Livre de Música e Artes.
Conta com as parcerias brasileiras do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP/ USP) e do Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Também conta com parcerias internacionais.
Entre os parceiros estão a Escola Comunal Giuseppe Sarti, da Escola de Artes e Ofícios Angelo Pescarini, do Liceu Artístico e Musical Antonio Canova Forli, do Instituto Lugo Silvestro Gherardi, da União de Romagna e Faenza, e do Ministério da Educação e Pesquisa, todos na Itália, além da escola de música Rauman e do Conservatório de Palmgren, na Finlândia.