Usuários do TikTok poderão testar em breve um novo recurso que gera legendas automáticas. Para se tornar mais acessível, o aplicativo passa a trazer a opção na página de edição, depois do vídeo ter sido carregado ou gravado. A ideia é lançar o recurso primeiramente em japonês e inglês – outros idiomas deverão ficar disponíveis nos próximos meses.
A novidade surge para ajudar os espectadores surdos ou com alguma deficiência auditiva, mas também é útil para quem assiste vídeos em momentos inconvenientes para ouvir áudio. As legendas poderão ser editadas para corrigir possíveis erros e também podem ser desativadas no botão “Legendas”, no painel de compartilhamento.
O TikTok segue a tendência de outras plataformas que têm acompanhado a melhoria da transcrição automática ao longo dos anos. No mês passado, o Google lançou um recurso no Chrome que permite gerar legendas para áudios reproduzidos pelo navegador. O sistema Live Caption também está disponível para dispositivos Android. O Zoom e o Google Meet também passaram a gerar legendas automáticas durante as chamadas e o Instagram já testa recurso semelhante.
O novo mecanismo é só mais uma preocupação de acessibilidade do TikTok, que também adverte criadores de vídeos sobre conteúdos que podem desencadear epilepsia fotossensível.
Vai postar no TikTok? Saiba o melhor horário para engajar
Gravou aquele vídeo bacana no TikTok e quer ver ele viralizar na internet? Saiba como escolher o melhor horário para a publicação e aproveitar ao máximo o engajamento da rede social.
Para isso, o usuário precisa ter uma conta Pro no aplicativo, que é o equivalente a uma conta comercial do Instagram, por exemplo.
Para saber mais, veja o tutorial do Olhar Digital que ensina como mudar o seu perfil e aproveitar os benefícios do serviço.
Fonte: The Verge