A criação de um aplicativo de “delivery” (entrega em domicílio) gratuito para comerciantes e empresários foi indicada à prefeitura de Ribeirão Preto pela vereadora Gláucia Berenice (DEM) para incentivar a movimentação do comércio de forma digital e, consequentemente, impulsionar a criação de empregos na cidade.
A ideia da parlamentar é criar uma plataforma em que empresários e comerciantes possam expor digitalmente seus produtos e serviços, além de criar uma cooperativa de entregas que facilite e reduza custos com transporte e divulgação.
Na semana passada, a vereadora se reuniu com Eduardo Molina, secretário de municipal de Desenvolvimento e Inovação de Ribeirão Preto, que apresentou sugestões para o atendimento da necessidade dos empreendedores por meio do aplicativo.
A vereadora destaca que, as restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus trouxe a imposição de uma adequação nas formas das práticas comerciais e econômicas, não só em Ribeirão Preto, como em todo mundo, que impactaram negativamente as empresas de pequeno e médio porte.
Estão na lista restaurantes, açougues, padarias, prestadores de serviços, artesãos, entre outros, afetando em cheio a economia local. A proposta é desenvolver e coordenar um sistema de plataforma digital para capacitação, cooperação e promoção das empresas de pequeno porte de Ribeirão Preto.
Isso seria feito por meio do marketing digital. “O cenário que estamos enfrentando enfatiza a importância do domínio das ferramentas da tecnologia da informação para o desenvolvimento do marketing digital, com o intuito de auxiliar a manutenção e sobrevivência destas empresas”, ressalta a vereadora.
Em reunião com Eduardo Molina, a vereadora discutiu formas de viabilizar o aplicativo, que proporcionará uma opção para que o comércio local não fique tão dependente de plataformas de privadas de entrega e divulgação de seus produtos, que chegam a cobrar até 27% do valor da mercadoria para a realização do serviço. A prefeitura avalia a possibilidade de estruturação do app.
“Avaliamos junto à Coderp (Companhia de Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Preto) e levantamos que a criação de um sistema de gerenciamento de uma plataforma digital para fomentar o marketing digital, uma tecnologia semelhante, já foi desenvolvida pelo município e foi possível ser implantada pelo custo equivalente a R$ 30 mil, valor patrocinado por empresas privadas de grande porte e por doações”, ressalta.