A programação desta primeira semana de abril da “40tena Cultural”, projeto online da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, começa nesta terça-feira, 6 de abril, com dicas de livros infantis de literatura indígena. A atividade “Dicas de leiturinhas: literatura indígena para crianças” terá a participação da geógrafa e ativista de assuntos indígenas, ambientais e amazônicos, Márcia Wayna Kambeba. O encontro será às 20 horas pelas redes sociais da entidade.
Na quinta-feira (8), às 20 horas, acontece mais uma edição do quadro fixo da programação, “Defenda seu Best”. Neste encontro, a obra defendida será “Ideias para adiar o fim do mundo”, de Ailton Krenak, com a participação da roteirista, cocriadora e curadora do canal do Youtube, Turista Literário, Mayra Sigwalt. A descendente Kaingáng é também autora da novela “O que encontramos nas Chamas”.
A obra “Ideias para adiar o fim do mundo” é considerada uma parábola sobre os tempos atuais, feita por Ailton Krenak. No livro, o líder indígena critica a ideia de humanidade como algo separado da natureza, uma “humanidade que não reconhece que aquele rio que está em coma é também o nosso avô”. A premissa estaria na origem do desastre socioambiental atual, o chamado Antropoceno.
Desse modo a resistência indígena acontece pela não aceitação da ideia de que somos todos iguais. As duas atividades serão transmitidas pelo Instagram da entidade (@ fundacaolivrorp), na plataforma digital (www.fundacaodolivroeleiturarp.com) e canal do Youtube (www.youtube.com/user/FeiraDoLivroRibeirao).