Tribuna Ribeirão
Esportes

FPF e clubes elaboram novo protocolo contra a covid-19 para retomar o Paulistão

CÉSAR GRECO/AGÊNCIA PALMEIRAS

Os clubes participantes do Campeonato Paulista e a Fe­deração Paulista de Futebol (FPF) se reuniram nesta se­gunda-feira e decidiram que vão fazer uma nova tentativa para conseguir a liberação da disputa do torneio. Os médi­cos dos 16 clubes e mais o de­partamento médico da FPF elaboraram um protocolo mais rígido para ser apresen­tado ao Ministério Público (MP) ainda nesta segunda à noite. A expectativa é con­vencer o órgão para retomar os jogos o quanto antes.

Para convencer o MP, a FPF promete que nesta fase emergencial os elencos vão seguir uma série de cuida­dos. Os times vão permane­cer concentrados em hotéis ou centros de treinamento, serem testados antes e de­pois de cada partida com um intervalo máximo de três dias para os exames, aferição contínua de funcionários dos clubes e o rastreio de contato de possíveis casos positivos.

O novo protocolo estabe­lece ainda que os clubes deve­rão reduzir a quantidade de pessoas presentes aos jogos e treinos e aumentar cuidados com a higienização de insta­lações e produtos que serão manipulados nos centros de treinamento. A FPF ordena que o time mandante terá de informar a quantidade de leitos de UTI disponíveis na rede da cidade para o caso de emergências médicas.

O conteúdo será apresen­tado ao MP porque partiu do procurador geral do órgão, Mário Sarrubbo, a recomen­dação para interromper o Campeonato Paulista. Poste­riormente, o governo estadual aderiu ao pedido e determinou a suspensão das atividades co­letivas esportivas. A reunião online entre MP e FPF será nesta segunda, às 19h30.

“Os clubes e a FPF ressal­tam que este cenário com a renovação da fase emergen­cial gera um enorme retro­cesso no controle de saúde dos atletas e comissões técni­cas, além de um enorme pre­juízo técnico”, disse a fede­ração, que reforçou que “foi definido um aprimoramento do já rigoroso protocolo de saúde da competição”.

“O futebol paulista, sob este mais rigoroso protoco­lo, seguirá contribuindo para o controle e prevenção do agravamento da pandemia, com testagens constantes em atletas, comissões técnicas e funcionários dos clubes, es­pecialmente dos assintomá­ticos (maioria dos atletas)”, ressaltou a FPF.

A reunião foi convocada na sexta-feira, horas depois de o governo de São Paulo ter prorrogado a fase emergencial até 11 de abril. O Campeonato Paulista realizou pela última vez partidas dentro do Estado em 14 de março. Desde então, a competição tentou organizar jogos em outros locais e che­gou a ter dois compromissos disputados em Volta Redonda (RJ). A FPF selou acordo com a prefeitura local em troca da do­ação de dez respiradores e dez monitores para o tratamento de pacientes com a covid-19.

Postagens relacionadas

Pará projeta Botafogo ainda melhor no retorno do Brasileirão

Redação 1

‘Sou criticado por tudo. Essa encheção não é mais para mim’, desabafa Neymar

Redação 1

Brasil retoma busca pelo ouro olímpico desfalcado de principais estrelas

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com