Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Mortes avançam 52% na pandemia

BRUNO KELLY/REUTERS

Com a crise de saúde pú­blica instalada em razão da pandemia de covid-19, rede hospitalar à beira do colapso, aumento no número de mor­tes em domicílios em razão da falta de leitos ou do medo da ida aos hospitais, reflexos no crescimento dos falecimentos por doenças respiratórias e cardíacas aceleradas pelo ví­rus, Ribeirão Preto completou o “ano da pandemia” com um total de quase seis mil mortos, número recorde desde o início da série histórica “Estatísticas do Registro Civil” em 2003.

Os dados do “ano da pan­demia” constam no Portal da Transparência do Registro Civil (http://transparencia.re­gistrocivil.org.br/inicio), base de dados abastecida em tempo real pelos atos de nascimentos, casamentos e óbitos praticados pelos Cartórios de Registro Ci­vil do país, administrada pela Associação Nacional dos Re­gistradores de Pessoas Natu­rais (Arpen-Brasil).

Esses dados são cruzados com os levantamentos histó­ricos do estudo “Estatísticas do Registro Civil”, do Instituto Brasileiro de Geografia e Es­tatística (IBGE), com base em informações dos próprios car­tórios brasileiros. O número de óbitos registrados em Ribeirão Preto no “ano da pandemia”, considerado o período de mar­ço de 2020 a fevereiro de 2021, totalizou 5.835 mortes – não apenas em decorrência do coronavírus, mas de outras causas também.

São 2.006 falecimentos a mais do que a média dos mes­mos períodos desde 2003. Em termos percentuais, significa um crescimento de 52,3% de óbitos em relação à média histórica, que sempre esteve na casa de 2,2%, totalizan­do 50,1 pontos percentuais a mais no período. Já na com­paração em relação ao exato ano anterior da pandemia, março de 2019 a fevereiro de 2020, o aumento foi de 29,2% no número de falecimentos.

Já o estado de São Paulo fechou o “ano da pandemia” com um total de quase 370 mil mortos, número recorde desde o início da série histó­rica. O período de março de 2020 a fevereiro de 2021 tota­lizou 368.533 mortes, 99.071 falecimentos a mais do que a média dos mesmos períodos desde 2003.

Em termos percentuais, significa um crescimento de 36,7% de óbitos em relação à média histórica, que sempre esteve na casa de 1,5%, totali­zando 35,2 pontos percentuais a mais no período. Na compa­ração em relação ao exato ano anterior da pandemia, março de 2019 a fevereiro de 2020, o aumento foi de 19,5% no nú­mero de falecimentos.

Fevereiro recordista
O agravamento da pan­demia no último mês fez de fevereiro de 2021 o mês mais mortal de sua própria série his­tórica em Ribeirão Preto, com um total de 467 óbitos registra­dos pelos cartórios do municí­pio, 166 óbitos a mais do que a média para o período. O nú­mero foi ainda 35,5% maior do que a média histórica dos meses de fevereiro desde 2003, sendo 32,6 pontos per­centuais a mais em relação à média para o período.

Na comparação com feve­reiro de 2020, o crescimento foi de 29,7%. O número de óbitos registrados nos meses de 2021 ainda pode vir a au­mentar, assim como a variação da média anual e do período, uma vez que os prazos para registros chegam a prever um intervalo de até 15 dias entre o falecimento e o lançamento do registro no Portal da Transpa­rência. Além disso, alguns es­tados brasileiros expandiram o prazo legal para comunicação de registros em razão da situ­ação de emergência causada pela covid-19.

Sobre a Arpen-SP
Fundada em fevereiro de 1994, a Associação dos Re­gistradores de Pessoas Natu­rais do Estado de São Paulo (Arpen-SP) representa os 836 Cartórios de Registro Civil do Estado de São Paulo, que aten­dem a população em todos os 645 municípios do Estado, além de estarem presentes em outros 169 distritos e subdis­tritos, realizando os principais atos da vida civil de uma pes­soa: o registro de nascimento, casamento e óbito.

Postagens relacionadas

Polícia investiga denúncia de estupro contra menor de apenas 6 anos

Redação

Colisão seguida de capotamento provoca engavetamento na Abrão Assed

Redação

Governo vai vacinar crianças, mas exigirá prescrição médica, diz Queiroga

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com