A Polícia Militar deflagrou, entre os dias 22 e 23 de março, a operação “Dia Mundial da Água” com o objetivo de combater os crimes ambientais que colocam em risco a qualidade de vida, saúde e segurança pública em todo o Estado de São Paulo. Na região de Ribeirão Preto, foram registradas ações em Franca, Miguelópolis, Morro Agudo e Patrocínio Paulista.
Ao todo, mais de 1,2 mil policiais militares integrados ao Comando de Policiamento Ambiental (CPAmb) e 450 viaturas — entre quatro rodas, náuticas e drones — foram empenhados nas atividades e realizaram o policiamento ostensivo marítimo e terrestre.
Os trabalhos que marcaram a comemoração do Dia Mundial da Água registraram ações contra o tráfico, a caça e cativeiro ilegal da fauna silvestre, o combate ao desmatamento e a mineração clandestina. Como resultado, 11 armas foram apreendidas.
Além disso, ainda foram elaborados 497 Autos de Infrações Ambientais (AIA), resultando na prisão em flagrante de quatro pessoas. Também foram realizados flagrantes de loteamentos clandestinos em 899 mil m² de área de manancial e de Preservação Permanente, representando o equivalente a 125 campos de futebol.