Segundo balanço divulgado pelo “Vacinômetro”, ferramenta digital desenvolvida pela Secretaria de Comunicação em parceria com a Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp), até as 15 horas desta segunda-feira, 22 de março, Ribeirão Preto havia aplicado 86.558 doses de vacina contra a covid-19.
De acordo com a ferramenta, 64.159 pessoas já foram imunizadas (primeira dose) na cidade. Neste grupo estão profissionais da saúde, funcionários e idosos de instituições de longa permanência e pessoas acima de 72 anos. Estes “ribeirão-pretanos” representam 7,9% da população da cidade, estimada em 711.825 pessoas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Além disso, 22.399 profissionais de saúde e idosos acima de 85 anos receberam a segunda aplicação (3,1% da população). Essas pessoas receberam doses da Coronavac, vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com a biofarmacêutica chinesa Sinovac, e do imunizante da Universidade de Oxford/ AstraZeneca.
Segundo o site Vacina Já (“Vacinômetro”), a Secretaria de Estado da Saúde já repassou 100.891 doses de vacina para Ribeirão Preto. Na semana passada foram entregues mais 14.560 ampolas. Na sexta-feira (19), o governo de São Paulo anunciou a antecipação da vacinação de idosos de 69 e 71 anos.
Agora, eles serão vacinados contra a covid-19 a partir de 27 de março – a data inicial era dia 29. Além disso, o governo decidiu incluir a faixa etária de 69 anos nessa vacinação. Com isso, 910 mil senhores e senhoras desta faixa etária devem ser vacinados a partir do próximo sábado no estado.
Em Ribeirão Preto, a Secretaria Municipal da Saúde aguarda a remessa de novo lote de imunizantes para decidir quando este grupo começará a ser vacinado. A secretaria terminou no último sábado (20) a vacinação de idosos de 72 a 74 anos. Foram disponibilizadas 11.700 vagas para este público.
A Secretaria Municipal da Saúde encerrou na quinta-feira (18) a campanha de vacinação contra a covid-19 para idosos de 75 a 79 anos. Foram disponibilizadas seis mil vagas para a faixa etária de 75 e 76 anos. A pasta também retomou o cadastramento para completar a primeira etapa de imunização de pessoas de 77 a 79 anos. Para complementação da vacinação deste público, foram disponibilizadas 540 vagas.
São Paulo está recebendo mais 972.950 doses da vacina do Instituto Butantan e da AstraZeneca – as primeiras produzidas no Brasil pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Segundo o Sétimo Informe Técnico da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) divulgado pela pasta, a nova remessa vai atender profissionais de saúde e idosos entre 70 e 74 anos.
Somente nos últimos dez dias, o Estado de São Paulo entregou ao Brasil 8,3 milhões de doses da vacina contra a covid-19, o equivalente a 830 mil unidades diárias do imunizante. Com o novo carregamento, o total de vacinas oferecida por São Paulo ao Plano Nacional de Imunizações (PNI) chega a 25,6 milhões de doses desde o início das entregas, em 17 de janeiro.
Até o fim de abril, o total de vacinas garantidas pelo Butantan ao país somará 46 milhões. O Butantan ainda trabalha para entregar outras 54 milhões de doses para vacinação dos brasileiros até o dia 30 de agosto, totalizando 100 milhões de unidades. Atualmente, 85% das vacinas disponíveis no país contra a covid-19 são do Butantan.