Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Tráfego aumenta depois de lockdown

ALFREDO RISK

Segundo o Sistema de Mo­nitoramento Inteligente (Simi­-SP) do governo de São Paulo, que acompanha 104 municí­pios com mais de 70 mil ha­bitantes, a taxa de isolamento social em Ribeirão Preto, que havia ficado em 50% nos dois primeiros dias de “lockdown” na cidade, na quarta (17) e na quinta-feira, 18 de março, caiu para 48% na sexta-feira (19).

No sábado (20) subiu para 51% e no domingo, 21 de mar­ço, atingiu o maior índice deste ano, de 55%. O ideal, segun­do a Organização Mundial de Saúde (OMS), é de 70%, e o aceitável é de 50% em locais onde a pandemia está contro­lada, e este não é o cenário em Ribeirão Preto.

O prefeito Duarte Noguei­ra (PSDB) decidiu não prorro­gar o “lockdown” em Ribeirão Preto. A cidade voltou para a fase emergencial do Plano São Paulo à zero hora desta segunda-feira, onde perma­necerá até dia 30. Serviços essenciais poderão retomar o atendimento presencial.

O toque de recolher conti­nua valendo até dia 30, das 20 horas às cinco da manhã do dia seguinte durante a sema­na e das oito da noite de 27 de março, sábado, até as cinco da manhã de segunda-feira, dia 29. Com o retorno da cidade para a fase emergencial do Pla­no São Paulo, supermercados, varejões, padarias, açougues, bancos, casas lotéricas e lojas de conveniência retomaram o atendimento presencial.

O transporte coletivo ur­bano também voltou nesta segunda-feira. Táxis e trans­porte individual por aplicativo (Uber, 99 etc.) já podiam con­tinuar trabalhando. Ontem, quem passou pelo calçadão percebeu um movimento bem superior aos da semana passa­da, mesmo com o comércio fe­chado. O tráfego nas principais avenidas de Ribeirão Preto também estava mais intenso.

As lojas de material de construção podem atender nos sistemas “delivery” (entre­ga em domicílio) e “drive thru” (o cliente retira a mercadoria sem descer do carro). O horá­rio dos postos de combustíveis foi ampliado em uma hora. O decreto número 49/2021 foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) de sexta­-feira com apenas uma altera­ção: a ampliação da proibição de funcionamento das escolas públicas e particulares de 30 de março para 5 de abril.

Supermercados, varejões, pa­darias e açougues podem aten­der das seis às 20 horas. Já as lojas de conveniência dos postos de gasolina podem funcionar das cinco da manhã às oito da noite sem consumo no local. O comércio tradicional de rua e dos quatro shopping centers de Ribeirão Preto – RibeirãoSho­pping, Shopping Santa Úrsu­la, Shopping Iguatemi e Novo Shopping – vai permanecer de portas fechadas, mas pode tra­balhar com “delivery”.

Os sistemas de “drive thru” e “take out” ou “take away” (retira a encomenda na porta da loja) são proibidos. Salões de beleza e cabeleireiros, bar­bearias, clínicas e estética não podem atender, assim como academias, clubes de recrea­ção, cinemas, teatros, casas no­turnas, bares, praças e parques. Nem o treinamento de equipes de alto rendimento, como a de ciclismo e os times de futebol e vôlei, é permitido.

Nos serviços de saúde da rede municipal, apenas os se­tores de urgência e emergência estão atendendo. O agenda­mento de consultas e exames e o atendimento não emergen­cial nas 36 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) da cidade estão suspensos. Também podem atender farmácias e droga­rias. No setor de alimentação, o atendimento presencial em restaurantes está proibido, as­sim como o “drive thru” e “take away” ou “take out”.

Pode funcionar o “delivery” com 50% da capacidade do quadro funcional. Bares não podem atender. Missas e cultos também poderão voltar a ser realizados, mas obedecendo as regras da fase emergencial que preveem protocolo sanitário e manifestação individual de fé, com agendamento prévio.

Segundo o secretário mu­nicipal da Saúde, Sandro Scar­pelini, o resultado do “lock­down” – de 17 a 21 de março – começará a ser constatado em 15 dias, período médio de manifestação do coronavirus após a contaminação. Ou seja, a diminuição de contágio em função do isolamento social deste período poderá ser veri­ficado nesta data.

Postagens relacionadas

Esposa de Joesley deixa casa em bairro nobre de SP

Redação 1

Isolamento social é inferior em RP

Redação 1

Moagem de cana atinge 43 milhões de toneladas  

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com