Tribuna Ribeirão
DestaquePolítica

FNP vai comprar 20 mi de vacinas

MARCELO CAMARGO/AG.BR.

A Frente Nacional de Prefei­tos criou nesta segunda-feira, 22 de março, um consórcio nacio­nal para a aquisição de vacinas contra a covid-19. O grupo, que ganhou o nome “Conectar”, foi instituído por meio de uma as­sembleia virtual que contou com a participação do prefeito Duar­te Nogueira (PSDB).

O objetivo é reunir diversas prefeituras para negociar a aqui­sição de lotes de vacinas contra a covid-19 no mercado interna­cional e insumos utilizados no atendimento de pacientes infec­tados com o novo coronavírus. Com a criação, o consórcio vai iniciar as tratativas com farma­cêuticas e empresas fornecedo­ras de insumos.

O prefeito de Ribeirão Preto, que também é o representante da região Sudeste no Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras (Conectar), disse que a vacinação já mostra resultados efetivos na cidade. Comparando este ano com o ano passado, a redução dos óbitos por covid-19 nos grupos já vacinados, podem ser observados.

“Os óbitos das pessoas na faixa etária com 90 anos ou mais foi reduzido em 21%. Já os de 80 a 89 anos, uma redução de 11%, 70 a 79 uma redução de 6%. Já a faixa etária entre 60 a 69 anos, que ainda não foi vacinada, a taxa de óbito cresceu em 10% e os de 50 a 59, houve um cresci­mento de 33%”, informa.

A coordenadora do Progra­ma Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde em 2011, Carla Domingues, disse a ideia do Conectar é comprar 20 milhões de doses de vacina contra a covid-19 e antecipar em um mês a imunização de 80 milhões de brasileiros dos grupos prioritários.

“Para os 80 milhões de bra­sileiros que pertencem aos gru­pos prioritários estarem imuni­zados, no ritmo das aquisições das vacinas pelo Ministério da Saúde, a estimativa é de que isso ocorra entre julho e agosto. O consórcio deveria adquirir, neste primeiro momento, 20 milhões de doses e assim, an­tecipar em um mês a imuniza­ção deste grupo”, explica.

Até o momento, 2.599 pre­feituras manifestaram interesse na iniciativa. Mas a legislação brasileira exige que os municí­pios aprovem uma lei específica sobre o tema. Até o momento, 1.731 cidades formalizaram a norma municipal, entre elas Ri­beirão Preto. Duarte Nogueira sancionou a lei número 15.541 em 12 de março.

Hoje, em todo o mundo, há dez vacinas aprovadas e mais de 230 em fase de testes. Na ma­crorregião, outras 46 cidades também demonstraram interes­se na aquisição de vacinas. Estão na lista Altinópolis, Aramina, Araraquara, Barretos, Bebedou­ro, Brodowski, Buritizal, Cássia dos Coqueiros, Colina, Colôm­bia, Cravinhos, Cristais Paulis­ta, Dumont, Fernando Prestes, Franca, Guará, Igarapava, Ipuã, Ituverava, Jaborandi, Jabotica­bal, Jardinópolis e Luís Antônio.

As demais são Matão, Mi­guelópolis, Monte Alto, Morro Agudo, Nuporanga, Orlândia e Patrocínio Paulista, Pedre­gulho, Pitangueiras, Pontal, Pradópolis, Restinga, Ribeirão Corrente, Ribeirão Preto, Ri­faina, Sales Oliveira, Santa Er­nestina, Santo Antônio da Ale­gria, São Carlos, São Joaquim da Barra, São Simão, Serra Azul, Sertãozinho e Taquaral.

O consórcio vem sendo construído pela Frente Na­cional de Prefeitos desde que o Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou a possibilida­de da compra de insumos e va­cinas por estados e municípios. “Estamos indo além das nossas obrigações. Nossa obrigação é fazer aplicação da vacina. Mas diante da inércia e da dificul­dade de chegar as vacinas aos municípios, nós nos unimos”, explicou o presidente da FNP, Jonas Donizette (PSB).

A Organização Mundial da Saúde orienta o mundo todo, quando há uma pandemia planetária, um tripé de ações. Governança coorporativa para orientar todos a uma mesma direção, a instituição de um co­mitê técnico para apresentar as evidências da ciência para to­madas de decisão e normativas para que todos sigam e isso não aconteceu. A iniciativa das pre­feituras é para suprir essas lacu­nas para a aquisição das vacinas.

“Na próxima segunda-feira, 29 de março, elegeremos e daremos posse ao presidente e à diretoria do Conectar. Ribeirão volta a ocu­par lugar de destaque na discussão de pautas de interesse nacional”, informa Nogueira. A indicação para assumir a presidência do Conectar é do prefeito de Floria­nópolis, Gean Loureiro (DEM).

Postagens relacionadas

Exército usa avião e helicópteros para combater fogo

Luque

Prefeitura mantém despejos na cidade

Redação 1

Pantera vence o líder da Série B

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com