O governo do Estado de São Paulo anunciou nesta segunda-feira (22) que a Cervejaria Ambev deverá fornecer oxigênio para o tratamento contra o novo coronavírus no estado. A cervejaria deverá montar, no prazo de 10 dias, uma usina dedicada ao envase de oxigênio na região de Ribeirão Preto, para fornecimento gratuito ao setor público de saúde, em especial hospitais municipais.
A informação foi anunciada pelo governador João Dória (PSDB) em reunião realizada no período da manhã com as empresas que atuam no setor. Segundo o governo, a iniciativa estadual sensibilizou grandes empresas que já aderiram ao chamamento para um esforço conjunto no fornecimento de oxigênio para os pacientes graves contaminados pelo Coronavírus.
A Copagaz também se comprometeu a realizar a adaptação da frota, já utilizada no transporte de botijões de gás, para a distribuição dos cilindros que forem doados, assim como para a logística de abastecimento das unidades de saúde. O acordo de disponibilização da frota também será realizado sem custos para Estado e municípios.
Na reunião coordenada pelo governador, as empresas que fornecem gases hospitalares no estado de São Paulo informaram que honrarão os contratos vigentes, inclusive considerando a ampliação já realizada na estrutura hospitalar em razão da abertura dos novos leitos para atendimento dos pacientes com Covid-19. O desafio é atender à nova demanda de oxigênio para abastecer os leitos adicionais previstos para os próximos dias.