Algumas famílias de Ribeirão que necessitam da assistência social entraram em contato com o jornal Tribuna, na quinta-feira, 18 de março, para denunciar a falta de atendimento em um serviço disponibilizado pela prefeitura chamado “Cesta Básica Emergencial”.
Segundo o próprio site da prefeitura de Ribeirão Preto, o serviço existe para atender solicitações de cestas básicas, por meio da Central de Atendimento e Cadastro Emergencial da Secretaria de Assistência Social (Cacem). O telefone informado – (16) 3605-0030 –, porém, não atende. A reportagem do Tribuna fez várias liogações sem sucesso.
O jornal Tribuna entrou em contato com a prefeitura de Ribeirão Preto. Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) diz que a Cacem está funcionando normalmente. A pasta ainda relatou que desde sua inauguração, em 1º de março, a central já recebeu 3.514 ligações até o dia 18 deste mês.
Além disso, comunicou que foram concedidas 2.267 cestas básicas emergenciais e 1.247 atendimentos estavam fora dos critérios exigidos. “Salientamos que estamos recebendo centenas de ligações diariamente, o que acabou congestionando as linhas do PABX”, explica na nota.
“Por isso, muitas vezes o atendimento fica prejudicado. Com o ‘lockdown’ decretado até o próximo domingo, dia 21, a quantidade de ligações de pessoas que não atendem aos critérios ficou ainda maior, o que tira a oportunidade de atendimento a quem se enquadra corretamente para o recebimento das cestas básicas emergenciais”, completa.