A maioria dos vereadores de Ribeirão Preto afirmou ao Tribuna ser favorável ao “lockdown” adotado pela prefeitura como estratégia para tentar conter a transmissão do coronavírus na cidade. Na quinta-feira, 18 de março, o jornal contatou todos os parlamentares e fez a seguinte pergunta: “O senhor é contra ou a favor do ‘lockdown’ adotado pela prefeitura? Por que?”
Dos 22 parlamentares consultados, 13 responderam ser favoráveis à medida. Seis se posicionaram contrários, um preferiu não se manifestar e dois não enviaram respostas até o fechamento desta reportagem. Apesar de terem se manifestado a favor, os 13 vereadores fizeram críticas em relação à forma como ele foi adotado.
A principal trata do curto espaço de tempo entre o anúncio das medidas e o inicio das restrições. Os vereadores afirmam que isso não permitiu que a população, empresários e comerciantes pudessem se organizar. O Tribuna apurou que nesta segunda-feira, 22 de março, ás onze horas, os parlamentares terão uma reunião virtual com o prefeito para discutir medidas sobre a pandemia. Um dos temas é a criação do auxilio emergencial.