Desde o final de novembro, quando o Departamento de Água e Esgotos de Ribeirão Preto (Daerp) iniciou a implantação do novo sistema de leitura, impressão e entrega simultânea de conta de água, 15 mil imóveis já estão recebendo a nova conta. O Jardim Recreio, na Zona Oeste, foi o primeiro bairro a contar com o novo sistema.
Entre os dias 8 e 12 de março, foi concluída a implantação no Jardim Cristo Redentor com a leitura, impressão e entrega simultânea da conta em cerca de quatro mil imóveis. As outras três mil casas existentes no bairro já estavam com o novo sistema desde fevereiro. “Este é o maior bairro, onde a leitura de todos os imóveis está sendo feita pelo novo sistema”, explica João Francisco Mariotti, chefe da Divisão de Leitura.
Ao todo, o novo sistema de leitura, impressão e entrega simultânea da conta de água já está sendo feito em mais de 15 mil imóveis em Ribeirão Preto. A cidade possui atualmente cerca de 205 mil ligações. O objetivo é conseguir, até o final deste ano, a implantação da nova leitura em todos os bairros.
A nova conta que o usuário começa a receber é colorida e mantém basicamente as mesmas informações da conta anterior, só que dispostas de maneira mais clara para leitura do usuário. O verso da nova conta traz uma série de orientações e mensagens de utilidade pública, o que não existe na conta anterior, além da diferença de formato.
Entenda o processo
O novo sistema de leitura e impressão simultânea da conta, que está em implantação pelo Daerp, permitirá que os leituristas, ao fazerem a leitura, já imprimam e entreguem a conta ao usuário. Pelo sistema atual, os leituristas fazem a leitura e, posteriormente, entregam os boletos das contas.
A impressão simultânea utiliza o sistema de leitura já existente no Daerp, onde é feita a leitura e inserido no sistema GSAN (Sistema Integrado de Gestão de Serviços de Saneamento). Este sistema inclusive permite o acompanhamento de todas as leituras on-line inseridas através de um aplicativo no celular.