Tribuna Ribeirão
DestaqueSaúde

Hospitais alertam para colapso

ALFREDO RISK/ ARQUIVO TRIBUNA

Diretores de nove hospitais de Ribeirão Preto divulgaram nesta quarta-feira, 17 de mar­ço, uma carta aberta à popu­lação sobre o momento que a cidade atravessa por causa da pandemia de coronavírus e alertam sobre o risco iminente de o sistema de saúde local en­trar em colapso.

O documento é assinado por diretores do Hospital Be­neficência Portuguesa, Hos­pital das Clínicas, Hospital Especializado, Hospital Es­tadual, Hospital Ribeirânia, Santa Casa, Hospital São Lu­cas, Hospital São Paulo e pelo Centro de Referência da Mu­lher (Mater).

No documento, as entida­des hospitalares afirmam que Ribeirão Preto e região vivem um momento de grande ris­co devido à pandemia de co­vid-19 e que a situação é extre­mamente grave, com todos os leitos praticamente ocupados, o que poderá deixar pacientes graves e com risco de morte em unidades de emergência e à espera de vagas disponíveis.

Uma grande parte deles aguarda por Unidade de Te­rapia Intensiva (UTI). Os di­retores dizem que para cada alta de paciente com covid-19, outros dois já aguardam leitos para internação. “Estamos to­talmente limitados para novas ampliações, ou por falta de infraestrutura (espaço físico, equipamentos) ou por falta de profissionais capacitados ao atendimento destes pacientes (médicos, enfermeiros, fisiote­rapeutas)”, diz o comunicado.

“A atuação de nossas equi­pes é competente, dedicada, solidaria e responsável, porém após um ano de pandemia muitos estão exaustos, sem descanso (inclusive as férias na maior parte de nossas institui­ções foram suspensas) e mes­mo assim estes profissionais saem todos os dias das suas casas para tratar esta imensa quantidade de pacientes que estamos atendendo todos os dias. É um ato de responsabi­lidade e sobretudo solidarieda­de”, ressaltam as instituições.

Os diretores dos hospitais defendem o “lockdown”, por mais impopular que possa ser. “Garante o distanciamento so­cial necessário e obrigatório com a redução da transmissi­bilidade do vírus, caso contrá­rio, não haverá leitos em quan­tidade suficiente para atender a todos e começaremos a ver nossos parentes, amigos ou conhecidos nas filas de espera dos nossos hospitais que esta­rão sem capacidade de atender a todos”, diz parte do texto.

O documento termina pe­dindo respeito aos princípios da ciência e das melhores prá­ticas medicas. Também argu­menta que a decisão de fazer o comunicado conjunto tem o propósito de alertar a todos os ribeirão-pretanos e os municí­pios vizinhos e pedir que todos ajudem os hospitais e as auto­ridades públicas e sanitárias a preservar e salvar vidas.

Assinam a carta aberta os médicos Ricardo Marques (Be­neficência Portuguesa), Bene­dito Carlos Maciel e Antonio Pazin Filho (HC), Pedro A. Pa­locci (Hospital Especializado, Ribeirânia e São Lucas), Wilson Salgado Junior (Hospital Esta­dual), Amauri Elias Calil (Santa Casa), Paulo Cesar D. Antonia­zzi (Hospital São Paulo) e Elaine Christine D. Moisés (Mater).

Postagens relacionadas

Atenção redobrada no tratamento de câncer hematológico na pandemia

Redação 1

Adolescente desaparecida é encontrada em Ribeirão Preto

William Teodoro

Feto é achado em lixeira na zona Leste

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com