Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Brasileira faz história com travessia em tirolesa sobre um vulcão

A brasileira Karina Oliani entrou para o Guinness World Records (GWR) com o título oficial da mais longa travessia em tirolesa sobre um lago de lava em Erta Ale, Afar, Etiópia. A distância foi de 100,58 metros.

Oliani é atleta aventurei­ra, apresentadora, e médica especialista em medicina de emergência e resgate em áreas remotas. As paixões dela sem­pre a levaram a explorar aven­turas pelo mundo, fazendo inúmeras expedições no mar, nas montanhas, na selva e no deserto, incluindo duas esca­ladas do Everest (pela face sul em 2013, face norte em 2017), e uma subida do K2 em 2019.

Em 2020, Oliani produziu e apresentou uma série do Canal Discovery chamada “Proteto­res da Floresta”, com o objetivo de ampliar a conscientização sobre a preservação ambien­tal, principalmente da Floresta Amazônica.

É por meio dessas aventuras, que ela se conecta com o meio ambiente para realmente enten­der e sentir o poder da natureza.

A travessia
Em 2017 Oliani se preparou para uma nova aventura, dessa vez algo inédito, atravessar um vulcão ativo em uma tirolesa. Localizado na cordilheira vul­cânica Erta Ale, na depressão Danakil do norte central da Etiópia, este vulcão de escu­do basáltico isolado está ativo desde sua descoberta na dé­cada de 1960. Tornou-se um destino turístico popular nos últimos anos como uma das principais atrações de Danakil.

Foram meses de docu­mentação e planejamento até que finalmente ela recebeu a aprovação final para fazer a travessia em tirolesa sobre o lago de lava. Ela sabia que essa conquista abriria muitos novos caminhos em sua vida, mas ela nunca imaginou que essa aventura iria torná-la uma re­cordista mundial do Guinness.

“Este é um presente único na vida! É um título de recor­de mundial oficial. Que grande surpresa para celebrar o Dia Internacional da Mulher. Estou muito orgulhosa disso”, disse.
Oliani adiciona este título a sua incrível lista de realizações, incluindo seu status como uma mergulhadora treinada (des­de os 12 anos) para nadar no oceano com os maiores pre­dadores. Ela também continua criando conteúdo, apresen­tando programas de televisão, incluindo “Desafio Celebrida­des” e “Missão Extrema” no ca­nal Discovery, Facebook Wat­ch, Canal OFF e Rede Globo.

Ela também dirige, produz e apresenta, com sua produ­tora, Pitaya Filmes, com par­ceiros como o Canal OFF e a Rede Globo. Como pilota li­cenciada, ela também viaja de helicóptero para desenvolver missões e praticar medicina em áreas remotas do mundo.

Embora tenha tido mui­tos sucessos, Oliani enfrentou enormes desafios como mulher. Especialmente durante suas ex­pedições, tudo o que ela fazia pa­recia impossível para os outros pelo simples fato dela ser mulher.

“Se olharmos para trás na história, as mulheres sempre foram tratadas de maneira di­ferente. Não podíamos votar, não podíamos estar em cargos profissionais superiores dentro das empresas, não podíamos ser médicos ou cirurgiões… É hora de buscar igualdade e justiça. Hoje, as mulheres estão conquistando e provando que também são capazes de fazer grandes coisas pela sociedade. É uma grande honra receber este reconhecimento. Espero que isso inspire muitas mulhe­res em todo o mundo”, disse.

Ela não permitiu que es­ses desafios a impedissem de ajudar o meio ambiente e as pessoas necessitadas. Oliani criou a Associação Brasileira de Medicina em Áreas Remo­tas para fornecer medicina social, ao mesmo tempo que liderava projetos voluntários, em parceria com o Institu­to Dharma, uma instituição sem fins lucrativos também criada por ela.

“Espero que todas as coi­sas que conquistei na minha vida possam inspirar meninas e mulheres de todo o mundo a irem atrás de seus sonhos. Espero que, ao me observar, elas pensem: ‘se essa garota foi capaz de fazer isso, eu também posso fazer o que eu quiser!’ Se ela quiser ser presidente, esca­lar uma montanha, atravessar um vulcão ou qualquer outra coisa que nunca tenha feito an­tes – ela pode e deve fazer.”

Assista à entrevista exclu­siva de Oliani para o Guinness World Records em homenagem ao Dia Internacional da Mulher em https://www.youtube.com/watch?v=Gd1DVs63z10.

Postagens relacionadas

Etanol volta a cair nas usinas  

Redação 2

Sede da GCM será no Centro

William Teodoro

Cerca de 100 kg de maconha são encontrados em terreno abandonado de Ribeirão Preto

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com