O Departamento de Água e Esgotos de Ribeirão Preto (Daerp) realizou nesta quinta-feira, 11 de março, o remanejamento de duas adutoras no cruzamento das avenidas professor João Fiúsa e Independência, no Alto da Boa Vista, Zona Sul de Ribeirão Preto. A mudança das redes foi necessária devido às obras dos corredores de ônibus, executadas pelo Programa Ribeirão Mobilidade.
Os trabalhos começaram por volta das oito horas. Foram utilizadas quatro equipes, além de retroescavadeiras e caminhão munck para a execução do remanejamento de 180 metros de adutoras que cortam a rotatória das avenidas João Fiúsa e Independência.
A empresa responsável pela execução da obra do corredor de ônibus já tinha feito a colocação das tubulações de ferro fundido com diâmetros entre 200 e 300 milímetros e as equipes do Daerp realizaram ao longo da quinta-feira a interligação do novo trecho com as redes de abastecimento do complexo do Sumaré, um dos mais importantes da cidade.
Segundo o engenheiro João Fincoti, do Daerp, o remanejamento foi necessário para que as redes de abastecimento de água não ficassem sob os novos corredores de ônibus que estão sendo implantados. “O remanejamento era necessário para garantir possíveis manutenções que se fizerem necessárias no futuro”, explica.
Para a realização da obra de remanejamento das adutoras foi necessária a paralisação de todo o sistema de abastecimento do Sumaré, o que causou intermitências no abastecimento dos bairros Jardim Sumaré, Alto da Boa Vista, Jardim São Luís, Vila Ana Maria, Jardim Califórnia, Vila Seixas e parte do Centro. Em função do período prolongado de desligamento, a normalização total do abastecimento será de até 24 horas.