Segundo balanço divulgado pelo “Vacinômetro”, ferramenta digital desenvolvida pela Secretaria de Comunicação em parceria com a Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp), até as 18h30 desta quarta-feira, 10 de março, Ribeirão Preto havia aplicado 65.681 doses de vacina contra a covid-19.
Segundo o painel, 46.575 pessoas já foram imunizadas (primeira dose) – profissionais da saúde, funcionários e idosos de instituições de longa permanência e pessoas acima de 77 anos, além de trabalhadores das unidades Campus e de Emergência do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMRP/USP).
Estes 46.575 “ribeirão-pretanos” representam 6,5% da população da cidade, estimada em 711.825 pessoas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Elas receberam doses da Coronavac, vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com a biofarmacêutica chinesa Sinovac, e do imunizante da Universidade de Oxford/AstraZeneca.
Além disso, 19.106 profissionais de saúde e idosos acima de 90 anos receberam a segunda aplicação (2,7% da população). A prefeitura já recebeu 79.271 doses até agora, segundo o site Vacina Já. Os profissionais autônomos da saúde que receberam a primeira dose da vacina da AstraZeneca, nos dias 3 e 4 de fevereiro, devem aguardar as orientações quanto ao local e a data da segunda aplicação do imunizante.
A meta inicial, anunciada em janeiro pela prefeitura de Ribeirão Preto, era é imunizar 150.275 pessoas dos grupos prioritários. Esta população é formada nesta primeira etapa do Plano Municipal de Imunização (PMI) por profissionais de saúde e idosos e cuja vacinação começou no dia 19 de janeiro. A previsão inicial é de concluir esta fase em 22 de março.
A Secretaria Municipal da Saúde também abriu, nesta quarta-feira, a fase de aplicação da segunda dose da vacina contra a covid-19 em idosos com idade entre 85 e 89 anos. A imunização continua nesta quinta-feira, dia 11, das 8h30 às 14h30, em 26 das 36 salas instaladas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) distribuídas pela cidade.
O agendamento começou na terça-feira (9) e permite ao idoso escolher o horário e em qual UBS quer ser vacinado. O cadastro ser feito no site da prefeitura de Ribeirão Preto (www.ribeiraopreto.sp.gov.br) ou pelos telefones 3977-9441 ou 3977-9442. Os acamados desta faixa etária podem receber a vacina em sua própria casa, por meio do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD).
Basta acessar o site da prefeitura e fazer o agendamento. O telefone é 3977-7111. Nos locais de vacinação (UBS’s), os idosos devem apresentar algum documento oficial com foto – Registro Geral (RG) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH), entre outros –, Cadastro de Pessoa Física (CPF) e comprovante de residência.
O governador João Doria (PSDB) anunciou que a partir da próxima segunda-feira, dia 15, terá início em todo o Estado a vacinação contra a covid-19 dos idosos com idade de 75 a 76 anos. O grupo inclui cerca de 420 mil pessoas. Ele também anunciou ontem o início da vacinação de 730 mil idosos de 72 a 74 anos a partir de 22 de março, uma semana depois.
A Secretaria da Saúde de Ribeirão Preto aguarda a chegada de mais doses da vacina para abrir o agendamento destinado a este público de 72 a 76 anos. O governador disse que a situação no estado está à “beira de um colapso” e que São Paulo vai “evitar de qualquer maneira” que os profissionais de saúde tenham que escolher “quem deve viver e quem não deve”.