Tribuna Ribeirão
Geral

Serrana – ‘Projeto S’ imuniza 18.775 serranenses

GOVERNO DE SÃO PAULO

Segundo balanço divulgado pela prefeitura de Serrana e pelo Instituto Butantan, o “Projeto S” já imunizou 18.775 pessoas con­tra a covid-19 na cidade da Re­gião Metropolitana de Ribeirão Preto. A informação traz dados da vacinação realizada em 15 dias com moradores das regiões verde (6.225), amarela (6.703) e cinza (5.847), que terminou no domingo, 7 de março (7).

Os números foram atua­lizados nesta sexta-feira, 5 de março. Os 18.775 imunizados correspondem a 66,1% do pú­blico-alvo, formado por 28.380 mil serranenses adultos – aci­ma de 18 anos. Os vacinados do grupo cinza representam 85.4% do número total de ca­dastrados na região, de 6.842. Na região verde foram imu­nizados 88% dos 7.071 mo­radores. Já na zona amarela a imunização atingiu 99,7% das 6.720 pessoas deste grupo.

Os dados são da prefeitura de do Butantan. A população da região verde recebeu a primeira dose entre os dias 17 e 21 de fe­vereiro, a da amarela entre 24 e 28 de fevereiro e a da cinza, de 3 a 7 de março. As pessoas que moram na região azul receberão a primeira dose da Coronavac a partir desta quarta-feira (10) e até domingo, 14 de março.

Segundo Dimas Covas, dire­tor do Instituto Butantan, foram separadas 60 mil doses da Coro­navac para esta pesquisa. Só não participam menores de 18 anos, grávidas, lactantes e os que não podem tomar a vacina por reco­mendação médica. O “Projeto S” é uma parceria com a Secreta­ria Municipal de Saúde e a pre­feitura de Serrana. A cidade tem 45.844 habitantes, segundo esti­mativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Ou seja, 61,9% da popu­lação será imunizada – 40,9% já receberam a primeira dose. Somente moradores podem participar. A segunda dose co­meçará a ser aplicada entre o 21º e o 30º dia após a primei­ra, com data já definida: 17 de março para os moradores da região verde. A expectativa é que a vacinação seja concluída em dois meses. A estimativa é a de que em 13 semanas já seja possível obter as respostas ne­cessárias para conhecer os efei­tos da imunização em massa.

A vacinação em massa faz parte de um estudo inédito no mundo que tem como objeti­vo testar a redução do contá­gio pelo novo coronavírus em uma população. O município foi dividido em quatro áreas para a realização do programa. Moradores das regiões verde, amarela e cinza que não foram imunizados dentro dos prazos de cada área não poderão mais ser vacinados pelo estudo e agora terão de seguir o calen­dário de acordo com o plano estadual de vacinação.

Os 28.380 moradores acima de 18 anos receberão a dose da Coronavac – imunizante de­senvolvido pelo Butantan em parceria com a biofarmacêutica chinesa Sinovac. A cidade foi escolhida para ser o palco do “Projeto S”, estudo encabeça­do pelo Instituto Butantan que analisa a capacidade da Coro­navac de reduzir a transmissão do novo coronavírus.

O município também foi escolhido pelo número de habitantes, proximidade com centros de pesquisas e taxa de transmissão elevada do vírus. Serrana fica a menos de 25 quilômetros do Centro de Ri­beirão Preto, município onde funcionam centro de pesquisa e hospitais estaduais.

Postagens relacionadas

PUBLICIDADE: Livro Empresas Centenárias

Redação 1

Samu recebe três novas ambulâncias

Redação 1

Em Brasília, caminhoneiros se concentram em estádio

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com