Segundo balanço divulgado pelo “Vacinômetro”, ferramenta digital desenvolvida pela Secretaria de Comunicação em parceria com a Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp), até as 15h30 desta segunda-feira, 8 de março, Ribeirão Preto havia aplicado 61.278 doses de vacina contra a covid-19.
Segundo o painel, 44.841 pessoas já foram imunizadas (primeira dose) – profissionais da saúde, funcionários e idosos de instituições de longa permanência e pessoas acima de 77 anos, além de trabalhadores das unidades Campus e de Emergência do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMRP/USP).
Estes 44.841 “ribeirão-pretanos” representam 6,3% da população da cidade, estimada em 711.825 pessoas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Elas receberam doses da Coronavac, vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com a biofarmacêutica chinesa Sinovac, e do imunizante da Universidade de Oxford/AstraZeneca.
Além disso, 16.437 profissionais de saúde e idosos acima de 90 anos receberam a segunda aplicação (2,3% da população). A prefeitura já recebeu 79.271 doses até agora, segundo o site Vacina Já. Os profissionais autônomos da saúde que receberam a primeira dose da vacina da AstraZeneca, nos dias 3 e 4 de fevereiro, devem aguardar as orientações quanto ao local e a data da segunda aplicação do imunizante.
A meta inicial, anunciada em janeiro pela prefeitura de Ribeirão Preto, era é imunizar 150.275 pessoas dos grupos prioritários. Esta população é formada nesta primeira etapa do Plano Municipal de Imunização (PMI) por profissionais de saúde e idosos e cuja vacinação começou no dia 19 de janeiro. A previsão inicial é de concluir esta fase em 22 de março.
Coronavac
O governador João Doria (PSDB) anunciou nesta segunda-feira (8) a liberação de mais 1,7 milhão de doses da vacina Coronavac, desenvolvida no Brasil pelo do Instituto Butantan em parceria com a biofarmacêutica chinesa Sinovac, ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde.
Com o novo carregamento, o total de vacinas disponibilizadas pelo Butantan ao PNI chega a 16,1 milhões de doses desde o início das entregas, em 17 de janeiro. No dia 3 de março, o Butantan já havia distribuído 900 mil doses ao PNI. Em fevereiro foram entregues cerca de 4,85 milhões de doses.
A produção da vacina segue em ritmo constante e acelerado. Na última quinta-feira (4), uma remessa de 8,2 mil litros de Insumo Farmacêutico Ativo (IFA), correspondente a cerca de 14 milhões de doses, desembarcou em São Paulo para serem envasados, rotulados e embalados no instituto.
Até o final de março serão entregues 21 milhões de doses da vacina – 17% a mais do que o previsto inicialmente – e, até 30 de abril, o número de vacinas disponibilizadas ao PNI somará 46 milhões. O Butantan ainda trabalha para entregar outras 54 milhões de doses para vacinação dos brasileiros até 30 de agosto.