Tribuna Ribeirão
Cultura

RP inspira espetáculos do teatro de sombras

A Companhia Libélulas se inspirou em Ribeirão Pre­to para contar três histórias visuais através do teatro de sombras: “Povos do Aquífero Guarani”, “O Anão do Palace” e “Os Caiapós e o Velho Dia­bo”. Além dos espetáculos, elas trazem duas lives com os temas “Diálogos do Teatro de Sombras e a Formação de Público” e “Acessibilidade e a Formação de Público”.

As apresentações, que fa­zem parte do projeto “Som­bras do Interior: rastros ex­pressos em imagens”, serão todas online pelas platafor­mas do Youtube, Facebook e Instagram e começam a ser exibidas em março, com tér­mino em abril. Nos dias 17 e 24 de março acontecem as lives, na qual trazem a dis­cussão a formação de público virtual no teatro e a acessibi­lidade em libras.

Dia 31 estreia os espetá­culos, com encerramento no dia 18 de abril, onde serão apresentados os três títulos na sequência. Os eventos são gratuitos. Para montar os espetáculos o grupo buscou inspiração em suas referên­cias, na originalidade do seu povo e do bioma. Trazendo um encontro de fantasia e de identidade da cidade.

“Com esse projeto, pre­tende-se chegar à diversas audiências, os espetáculos foram elaborados para o pú­blico infanto-juvenil, porém a maneira em que é criado e pensado estes espetáculos de teatro de sombras, podem ser acessados por diferentes fai­xas etárias”, diz Daniele Vio­la, atriz-sombrista e produto­ra executiva da Cia. Libélulas.

“Procuramos por uma di­versidade do público e nesse trabalho damos um passo para a acessibilidade em li­bras (linguagem brasileira de sinais), para que possamos começar a dialogar artistica­mente com o público surdo, principalmente na região de Ribeirão Preto”, explica Da­niele Viola.

O projeto “Sombras do Interior: rastros expressos em imagens” foi selecionado pelo Programa de Ação Cul­tural (ProAC) Expresso Lei Aldir Blanc número 38/2020 e é uma realização do Minis­tério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura, governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

A Cia. Libélulas foi for­mada em 2015. Hoje, traba­lha em dois núcleos, um em Florianópolis (SC) e outro em Ribeirão Preto (SP). Tem em sua trajetória seis espetá­culos e a participação em fes­tivais nacionais e internacio­nais. Atua, principalmente, nas linguagens do teatro de sombras, máscaras teatrais e teatro performático.

Postagens relacionadas

SELOS, MOEDAS E CÉDULAS – Colecionadores se encontram em RP

Redação 1

A música de Bebê Kramer no Pedro II

Redação 1

Festival Caipira terá vários shows 

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com