Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Ensino remoto começa no dia 8

ALEXANDRE DE AZEVEDO/CCS

A Secretaria Municipal da Educação anunciou nesta quarta-feira, 3 de março, que o ano letivo na rede de ensino de Ribeirão Preto terá início na próxima segunda-feira, dia 8, exclusivamente remoto para os alunos da educação infantil, ensino fundamental, educação de Jovens e Adultos (EJAA) e educação especial.

As escolas já receberam os materiais que serão utilizados no primeiro bimestre, período de acolhimento e readaptação dos alunos e dos próprios pro­fessores à rotina escolar. Serão retomadas as habilidades es­senciais do ano anterior, pro­movendo o processo de repa­ração da aprendizagem.

Google Classroom, au­las ao vivo na TV aberta, por meio do Programa Escola na TV, videoaulas, ensino por Whatsapp e Facebook e o en­vio de material impresso aos estudantes serão os canais de comunicação entre as famílias, os alunos e seus professores.

A secretaria destaca que o programa “Escola na TV” tam­bém terá início no dia 8, com sua programação integrada às sequências didáticas norteadas pela pasta, sempre com o objeti­vo de complementar as ativida­des pedagógicas. O programa é transmitido pela TV Câmara no canal aberto 6.3 e pelas operado­ras de TV a cabo.

A Secretaria Municipal da Educação informa, ainda, que o acompanhamento da aprendi­zagem, da frequência e da entre­ga das atividades será realizado pelo professor, com a orientação da gestão escolar, por meio de um sistema digital.

De acordo com o secretário da pasta, Felipe Elias Miguel, o primeiro bimestre será de re­cuperação do conteúdo do ano passado. Ele também diz que esses dias perdidos por conta da liminar não afeta o apren­dizado. “Não houve prejuízo com essa semana, pois essa semana seria de acolhimento, roda de conversa com os alu­nos”, afirma.

A volta das aulas presen­ciais foi suspensa por uma de­cisão do juiz João Baptista Cilli Filho, da 4ª Vara do Trabalho de Ribeirão Preto, que conce­deu liminar em 25 de fevereiro. O retorno dos alunos às esco­las estava marcado para a últi­ma segunda-feira, 1º de março.

O magistrado acatou os ar­gumentos do Sindicato dos Ser­vidores Municipais de Ribeirão Preto, Guatapará e Pradópolis (SSM-RPGP) de que a pande­mia de coronavírus vive seu pior momento e não é a hora de co­locar professores, funcionários e alunos em risco. Para a entida­de sindical, as aulas presenciais só deveriam ser retomadas após a vacinação em massa e o controle da pandemia.

Ribeirão Preto tem 110 esco­las de educação infantil e de en­sino fundamental e dos 46.228 estudantes matriculados. Conta ainda 22 escolas conveniadas. Na sexta-feira, 26 de feverei­ro, o secretário municipal da Educação, Felipe Elias Miguel, anunciou que a pasta obedece­ria à decisão da Justiça do Tra­balho e manteria suspensa, por tempo indeterminado, a volta às aulas na rede de ensino de Ribeirão Preto.

Segundo Miguel, tanto as aulas presenciais quanto o en­sino remoto não tinham data para serem retomados. Disse que a Secretaria Municipal da Educação não teria tempo há­bil para elaborar um cronogra­ma para aplicar todas as disci­plinas online.

Na terça-feira (2). o sindi­cato protocolou, na Secretaria Municipal da Educação, ofício em que pede o retorno das au­las online na rede de ensino de Ribeirão Preto. Também enca­minhou cópia do documento ao Grupo de Atuação Especial de Educação (Geduc) do Mi­nistério Público de São Paulo (MPSP) para a adoção das me­didas que achar cabíveis.

Postagens relacionadas

Homem é preso armado no Centro

Luque

Brasil chega a 526,44 mil casos de covid-19

Redação 1

PUBLICIDADE – NET. Uma solução Completa

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com