Uma extensa fila na unidade de atendimento do Departamento de Água e Esgotos de Ribeirão Preto (Daerp), localizada na Rua São Sebastião, no Centro da cidade, tem gerado reclamação por parte dos munícipes. De acordo com uma moradora que prefere não se identificar, a situação se repete diariamente e durante todo o dia.
“Cheguei lá eram oito horas e já tinha fila. Fui embora às 13 horas, mais ou menos, e ainda tinha fila. Já fui lá em quatro dias diferentes e a fila sempre está enorme. As pessoas ficam de pé e no sol, inclusive idosos”, comenta. O jornal Tribuna entrou em contato com o Daerp.
Por meio de nota enviada pela assessoria de imprensa, a autarquia informa que “em respeito às restrições impostas pela pandemia, o local de atendimento pode receber apenas 40% de sua capacidade de lotação.” Diz ainda que, por causa disso, a fila é monitorada e o primeiro atendimento é feito ainda na calçada ou na entrada do prédio, antes da triagem.
Contudo, o Departamento de Água e Esgotos de Ribeirão Preto ressalta que todos os serviços oferecidos presencialmente também podem ser obtidos online, pelo site da autarquia ou pelo e-mail disponibilizado ao cliente (atendi[email protected]).
“[O Daerp] solicita que os usuários prefiram esse tipo de atendimento para evitar aglomerações. Até mesmo os pedidos de novas ligações de água podem ser feitos por e-mail, assim como solicitações que necessitam de documentos podem ser feitas de forma online”, finaliza.