Tribuna Ribeirão
Saúde

RP já imunizou 33.018 pessoas

ALEXANDRE DE AZEVEDO/CCS

Segundo balanço divulgado pelo “Vacinômetro”, ferramenta digital desenvolvida pela Secre­taria de Comunicação em par­ceria com a Companhia de Pro­cessamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp), até as 21h28 desta quarta-feira, 17 de fevereiro, Ribeirão Preto havia imunizado 33.018 pessoas.

Os dados incluem profis­sionais da saúde, funcionários e idosos de instituições de longa permanência e pessoas acima de 85 anos, além de trabalha­dores das unidades Campus e de Emergência do Hospital das Clínicas da Faculdade de Me­dicina da Universidade de São Paulo (HCFMRP/USP).

Na sexta-feira (12) a cida­de também começou a aplicar a segunda dose nos profissio­nais da saúde. A expectativa é atingir 32 mil trabalhado­res do setor das redes pública (estadual e municipal) e par­ticular, além de autônomos e cerca de dois mil idosos e fun­cionários das instituições de longa permanência.

Somados aos quatro mil senhores e senhoras com mais de 90 anos, inclusive os pa­cientes acamados, e as 4.675 pessoas de 85 a 89 anos, o total do público-alvo desta etapa chega a 42.675 pessoas. Ou seja, até agora a cobertura vacinal chega a 77,4%.

Também representa 4,6% da população da cidade, esti­mada em 711.825 pessoas, se­gundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ribeirão Preto também já va­cinou 5.255 idosos acima de 85 anos. Até esta quarta-feira, haviam sido imunizadas 2.947 pessoas com 85 a 89 anos e 2.308 com 90 anos ou mais.

A estimativa é vacinar 8.675 idosos até este sábado, 20 de fevereiro, último dia da imunização para as duas fai­xas etárias. Neste caso, a cob­nertura está em 60,6%. Até as 17 horas de ontem, 812 pes­soas com mais de 85 anos já haviam agendado a vacinação para esta quinta-feira (18) e 500 para sexta-feira, dia 19, via internet ou pelos telefones ex­clusivos para essa finalidade.

Segundo a Secretaria Muni­cipal da Saúde, a meta é imuni­zar 150.275 pessoas dos grupos prioritários, formado nesta pri­meira etapa do Plano Munici­pal de Imunização (PMI) por profissionais de saúde e idosos e cuja vacinação começou no dia 19 de janeiro. A previsão inicial é de concluir esta fase em 22 de março. Por enquanto, a cobertura total está em 22%.

O público da etapa que vai até março é composto por 32 mil profissionais de saúde e mais 118.275 pessoas acima de 60 anos. O Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) iniciou si­multaneamente, nesta fase, a vacinação de idosos de 85 anos ou mais que se encontram aca­mados em suas residências, isto é, que não possuem condições de saúde de se locomoverem até os postos de vacinação.

A expectativa é imunizar um público com cerca de 600 pesso­as nesta situação, a partir de 60 anos, durante toda a campanha. Os idosos dessa faixa etária, aca­mados, podem receber a vacina em sua própria casa, por meio do SAD. Basta entrar em conta­to com a unidade de saúde mais próxima ou no próprio SAD, pelo telefone 3977-7111.

Vacinação de idosos continua até sábado
Ribeirão Preto iniciou em 8 de fevereiro a imu­nização dos idosos acima de 90 anos e no dia 11 a de pessoas com idade entre 85 a 89 anos. Quem tem entre 80 e 84 anos será vacinado contra a covid-19 a partir de 1º de março nas 645 cidades do Estado de São Paulo.

São 36 postos disponíveis em Ribeirão Preto. As pessoas de 60 anos ou mais correspondem a 84,4% de todas as mortes por covid-19 no muni­cípio. Esta etapa da campanha de vacinação vai até este sábado (20). Idosos em asilos e casas de repouso e pessoas com mais de 90 anos, inclusive acamados, também pode pedir a vacina até dia 20.

A antecipação foi possível por causa das 17.045 doses de vacina que chegaram à cidade na terça-feira (9). Deste total, 12.370 serão utilizadas para a segunda dose dos profissionais de saúde e 4.675 para a vacinação das pessoas com idades ente 85 e 89 anos. No total, já vieram para Ribeirão Preto 45.605.

A rede municipal de Ribeirão Preto já tem 39.085 doses e outras 6.520 foram para o Hospital das Clínicas. A vacina está disponível nas salas de vacinação de 36 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) da rede municipal neste primeiro momento, mas a secretaria orienta o idoso a fazer o agenda­mento prévio (já disponível), caso isso seja possível.

Parentes, cuidadores e responsáveis por essas pessoas devem acessar a página e preencher o formulário para inscrever os pacientes. O link é http://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/agendamen­to-vacinacao-covid/index.xhtml. Na página o paciente escolhe o dia, o horário e a unidade de saúde onde deseja ser vacinado.

O agendamento também pode ser feito pelo telefone (16) 3977-9441 ou (16) 3977-9442, lembrando que a vacinação será voltada exclusiva­mente a domiciliados em Ribeirão Preto. Os idosos devem apresentar algum documento oficial com foto – Registro Geral (RG) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH), entre outros –, Cadastro de Pessoa Física (CPF) e comprovante de residência.

O protocolo de agendamento será gerado após a finalização do processo. O governo de São Paulo recomenda aos familiares de pessoas acima de 85 anos de idade a auxiliá-los a realizar o pré-ca­dastro no site Vacina Já (www.vacinaja.sp.gov.br) para agilizar o atendimento na hora da vacinação contra a covid-19 e para que o Estado tenha uma ideia do volume de doses necessárias.

Postagens relacionadas

Estudo contesta uso de maconha no tratamento da dependência de cocaína

Redação 1

Saúde vai criar coordenação para doenças crônicas não transmissíveis

William Teodoro

Dicas e novidades de como repor o colágeno da pele

Redação

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com