Há uma afirmação que já se tornou conhecida, de que o Brasil, após as comemorações de Natal e Ano Novo, só começa a trabalhar depois do carnaval. Pode até existir um setor ou outro em que isso se verifica, em função de características sazonais próprias. Mas a significativa maioria trabalha com afinco todos os dias, sem qualquer perda de tempo. E em muitas atividades nem mesmo a noite fica sem trabalho. Em outras, os domingos e feriados são como dias úteis, sem qualquer folga.
Em nossa gestão, desde o início do ano, com a posse no dia 1º de janeiro, o trabalho é uma constante, sem parar, para manter os investimentos nos setores necessários e o atendimento aos munícipes que precisam de serviços da prefeitura. Ao mesmo tempo em que mantemos as atividades que são presenciadas pelos cidadãos, por estarem nas ruas, como obras e manutenções, nos dedicamos também ao planejamento de obras e ações e acompanhamento dos trabalhos que estão em execução.
Este é um tipo de trabalho menos visível, mas de grande importância. Porque sem priorizar e planejar não é possível realizar. Ninguém inicia uma obra, compra um equipamento ou começa uma ação de atendimento sem que tenha um projeto a realizar, com metas e objetivos a cumprir. Por isso são inúmeras reuniões e contatos com técnicos, assessores, enfim toda a equipe para que tudo possa acontecer de forma pensada e discutida.
Especificamente neste início de ano, assim como em praticamente todo o ano passado, priorizamos nossas ações em medidas de combate à transmissão do coronavírus, uma vez que esta é uma preocupação mundial. Ao mesmo tempo, trabalhamos para buscar a vacina contra a covid-19, que salva vidas ao evitar, de forma eficiente, as mortes e as formas mais graves da doença. E seguimos com o mesmo propósito de conquistar as doses necessárias à imunização de toda a população, no menor espaço de tempo possível.
Ao mesmo tempo em que atuamos na prevenção da doença, mantivemos as nossas ações voltadas para as obras já iniciadas e começamos outras, para manter o trabalho constante. Passado o período de chuvas mais intensas, o serviço de zeladoria foi intensificado, com corte de mato e limpeza de próprios públicos. Um trabalho que vai a todos os bairros da cidade. O serviço emergencial de tapa-buraco segue cronograma de recuperação de locais em que as chuvas provocaram abertura de buracos.
Dentro do Programa Ribeirão Mobilidade tivemos grandes avanços neste início de ano. Iniciamos a concretagem do túnel que ligará as avenidas Independência e Presidente Vargas, passando sob a avenida 9 de Julho. O viaduto da avenida Brasil sobre a avenida Thomaz Alberto Whately também começou a receber a concretagem e, com isso, já ultrapassa os 40% de obra concluída. Ainda pelo Ribeirão Mobilidade, assinamos a ordem de serviço para o início da implantação do trecho 1 do corredor de ônibus Norte-Sul.
No saneamento, o Daerp está concluindo a construção de cinco novos reservatórios de água, que armazenarão 6,1 milhões de litros. Eles estão sendo construídos no Heitor Rigon (dois), Ribeirânia (dois) e Parque São Sebastião. Também para melhorar o abastecimento está em fase final a substituição de 48 quilômetros de redes que beneficiarão moradores do bairro Campos Elíseos e dos jardins Macedo, Recreio e São Luís.
Entre as ações em realização neste 2021 estão a capacitação de professores, o mutirão de combate à dengue, realizado todos os sábados, e a implantação do programa NutriAção, para fornecer cestas de hortifruti a famílias carentes.
Seguiremos com o trabalho ininterrupto em qualquer que seja o período e em todos os setores, sem deixar ninguém para trás.