Seguindo um padrão que tem acontecido nos últimos anos, o Botafogo, mais uma vez, tem um novo plantel para o inicio de temporada. Reformulado também na parte diretiva, o Pantera tem como principais responsáveis pela montagem do novo time o gerente de futebol Paulo Pelaipe e o técnico Alexandre Gallo.
Apostando na expertise de mercado de ambos – juntos subiram o São Caetano de volta para o Paulistão em 2020 – a dupla Pelaipe/Gallo está trazendo um novo perfil para o Botafogo.
O plantel do Tricolor em 2021 está mesclando nomes mais experientes e com vasta experiência no futebol nacional e internacional e jogadores menos tarimbados em busca de crescimento profissional.
O nome de mais expressão do elenco é o atacante Rafael Marques. Aos 37 anos, o atleta retornou ao Brasil após defender o Ventforet Kofu, do Japão, em 2020. Campeão brasileiro e da Copa do Brasil pelo Palmeiras, Marques chega para dar um toque vitorioso ao time de Gallo.
“O que mais me agradou foi o projeto apresentado pelo clube. Assim que fiquei sabendo do profissionalismo e da estrutura, resolvi aceitar a proposta. Estou muito contente e motivado com a possibilidade de vestir a camisa do Botafogo. É uma camisa forte e tem uma torcida apaixonada. Os torcedores podem ter certeza que terão um torcedor dentro de campo. Conto muito com o apoio do torcedor e de todos que amam o clube”, afirmou Rafael Marques em sua apresentação oficial.
Jovem promessa
Oposto a isso, o jovem Denilson, 20 anos, chega ao Tricolor buscando sua primeira oportunidade como jogador profissional. Formado na base do Moto Club, do Maranhão, Denilso- chamou atenção de grandes clubes após bom desempenho na Copa São Paulo de 2020.
Os três gols marcados na fase de classificação da copinha renderam ao jovem uma transferência para o Palmeiras. No Verdão, Denilso- foi aproveitado no sub20 e agora vai disputar a temporada de 2021 no Botafogo.
“Estou muito feliz com essa oportunidade de jogar no Botafogo, que é um clube conhecido em todo o Brasil. Tenho certeza que vou dar muito orgulho para essa torcida e fazer muitos gols. Estou trabalhando forte e quando o Gallo precisar estarei à disposição. Nosso primeiro objetivo é fazer uma boa campanha no Paulistão e conquistar a classificação para as quartas de final, que é um pedido constante do nosso treinador. A nossa meta também é brigar pelo acesso”, disse Denilson.
Contratação polêmica
Em contrapartida, nem todos os nomes agradaram o torcedor. O nome que causou mais divergência entre os botafoguenses foi o do zagueiro Victor Ramos. Aos 31 anos, o defensor não atuou em 2020 e teve passagem conturbada pelo CRB em 2019.
No time alagoano, inclusive, Ramos colecionou polêmicas e chegou a ser multado em algumas oportunidades por atos de indisciplina. Apesar do histórico recente ruim, o defensor tem passagens por clubes importantes como Palmeiras, Chapecoense, Guarani, Goiás, Vitória, Monterrey, do México, e Standard Liége, da Bélgica.
Problema do ano passado
Um dos pontos mais deficientes do time do Botafogo em 2020 foi o setor ofensivo, mais precisamente a parte de criação de jogadas. Reflexo disso é que o Pantera anotou apenas 38 gols em 52 jogos disputados. Foram apenas 12 vitórias, mais 13 empates e 27 derrotas ao longo da temporada.
Para solucionar este problema, o Tricolor foi buscar no mercado o meio-campista Renatinho. Com passagens por Avaí, CSA, Goiás, Botafogo, Paraná, Guarani, Mirassol e Athletico Paranaense, Renatinho chega ao Botafogo com status de grande contratação.
“Já tínhamos conversado em outras oportunidades e agora a negociação foi concluída. Fiquei muito feliz com o projeto apresentado e estou muito motivado com a oportunidade de vestir a camisa do Botafogo. Nosso objetivo é fazer um bom Campeonato Paulista e buscar o acesso para a Série B do Brasileiro. Vamos trabalhar muito para atingir esses objetivos. Quero ajudar com assistências, gols e conquistar resultados positivos, porém, não serei o protagonista. O diferencial será a força e a união do grupo”, ressaltou Renatinho.
Ao todo, o Botafogo buscou no mercado 14 jogadores. Completam o grupo 14 jogadores formados na base do clube e 4 remanescentes do plantel que foi rebaixado para a Série B. Ronald, que tem pré-contrato com o Botafogo-RJ está acertando a antecipação de sua saída e não faz parte dos planos para o Paulistão.
Outras baixas no elenco ainda podem surgir. O clube estuda a possibilidade de emprestar alguns jovens para ganhar mais rodagem. Em contrapartida, mais alguns contratados devem ser confirmados nos próximos dias.
O Pantera estreia na competição no dia 28 de fevereiro, diante do São Paulo, no estádio do Morumbi.
Elenco do Botafogo para temporada 2021
– Goleiros: Igor Bohn, Caio Bolonhi- (contratado), Gustavo (base) e Ângelo (base)
– Laterais: Rodrigo Ferreira (contratado), Marlo- (base), Pará (contratado) e Martineli (base)
– Zagueiros: Victor Ramos (contratado), Ya- Victor (contratado), Matheus Santos (contratado), Matheus Ribeiro (base) e João Victor (base)
– Volantes: Victor Bolt, Jonata Machado (base), Edso- Júnior (base), Caetano (base), Vinicius Kiss (contratado) e Lua- (contratado)
– Meio-campistas: Renatinho (contratado), Emerso- Santos (contratado), Matheus Índio e Wesley (base)
– Atacantes: Rafael Marques (contratado), Neto Pessôa (contratado), Denilso- (contratado), Kaio Magno (contratado), Luketa (base), Dudu (base), Emerso- (base), Edgar (base) e Judiva-