Tribuna Ribeirão
Cultura

Pianista Chick Corea morre aos 79 anos

SAKURAI TOSHI

O pianista e compositor de jazz Chick Corea morreu no úl­timo dia 9 de fevereiro vítima de um câncer raro descoberto há poucos meses. Nascido Arman­do Anthony “Chick” Corea, ti­nha 79 anos e se tornou uma das lendas do jazz a partir do início dos anos 1970, quando seguiu os apontamentos de Miles Da­vis, inquieto com a perda de es­paço do jazz para o rock em alta na época, e ajudou a fundar o subgênero conhecido como jazz rock, ou jazz fusion.

Sua aparição no meio foi com o grupo Return to Fore­ver, por onde passaram ins­trumentistas como Stanley Clarke, Al Di Meola, Lenny White, Bill Connors e os bra­sileiros Flora Purim e Airto Moreira Foi uma das maiores potências do fusion, ao lado do Weather Report e do Maha­vishnu Orchestra.

Filho de italianos, o pai Armando foi um trompetista de jazz que tocava Dixieland, o relativo branco ao ragtime dos negros, na região de Bos­ton nos anos 1930 e 40. Assim, o pequeno Chick conheceu um piano aos cinco anos. Suas influências vieram sobretudo do vigor do bebop tocado por Dizzy Gillespie, Charlie Parker, Horace Silver e Lester Young.

Ele também tocou com Mi­les Davis por um curto tempo para substituir Herbie Hanco­ck, chegando a tocar no im­portante álbum Bitches Brew e no Miles Davis at the Fillmore. A passagem pelo grupo o fez evoluir ao deixá-lo, investindo em um jazz de vanguarda.

Ganhador de 23 prêmios do Grammy e indicado mais de 60 vezes ao longo de uma carreira de mais de 50 anos, ele se estabeleceu como um dos principais pianistas de jazz nos anos 1960. Outra fase se apre­senta nos anos 1980, quando, em 1985, forma o grupo The Elektric Band.

O grupo contava com o baixista John Patitucci, o gui­tarrista Frank Gambale, o sa­xofonista Eric Marienthal, e o baterista Dave Weckl. Durante a quarentena, Chick Corea fez lives de grandes audiências di­reto de sua casa e lançou um curso para alunos de música sem nunca perder o vigor de seus improvisos.

Postagens relacionadas

Paulo Gustavo volta às telonas com Dona Hermínia

Redação 1

Vai começar a Feira do Livro

Redação 1

Victor Canella se apresenta no Vila Dionísio na próxima quarta (15)

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com