Tribuna Ribeirão
Geral

Banco de Sangue abre neste carnaval

MINISTÉRIO DA SAÚDE

Este será um carnaval di­ferente, sem blocos, sem folia pelas ruas e avenidas, mas que pode ter um sentido muito es­pecial neste momento em que a sociedade está empenhada em salvar vidas. Por isso, o Banco de Sangue de Ribeirão Preto vai atender todos os dias para receber doadores que en­tendem ser esta uma atitude essencial em favor da vida.

Todos os tipos sanguíne­os são necessários neste mo­mento em que os estoques se encontram em estado crítico e o apelo é para que os doa­dores compareçam urgente­mente no local para praticar esse gesto solidário que salva até quatro vidas.

Desde o início do ano o Banco de Sangue vem ope­rando com apenas 35% da sua capacidade, o que pode comprometer os atendimen­tos emergenciais. Mesmo que o feriado tenha sido cance­lado em diversos estados do país, algumas empresas po­dem manter o ponto facul­tativo e isso deve impactar ainda mais na queda das doa­ções de sangue.

Para regularizar os esto­ques e evitar atrasos ou im­pactos nos atendimentos, são necessárias 70 doações diárias. Com os casos de covid-19, a si­tuação faz as doações se torna­rem ainda mais urgentes. O Banco de Sangue de Ribeirão Preto segue rigorosamente todos os protocolos sanitá­rios e mantém boas práticas preventivas para o enfrenta­mento ao coronavírus.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o número de doadores de sangue de um país seja de 3% a 5% do total da população. No Brasil, porém, de acordo com dados do Ministério da Saúde, este índice está abaixo de 2%. Entre outros, um dos requisi­tos básicos para ser um doador é ter entre 16 e 69 anos desde que a primeira doação seja rea­lizada até os 60 anos (menores de idade precisam de autoriza­ção e presença dos pais no mo­mento da doação).

Também deve estar em boas condições de saúde, pe­sar no mínimo 50 quilos e não ter feito uso de bebida al­coólica nas últimas doze ho­ras. Na hora da doação, deve apresentar um documento oficial com foto – Registro Geral (RG, a cédula de iden­tidade), Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e etc. – em bom estado de conser­vação. Após o almoço ou in­gestão de alimentos gorduro­sos, aguardar três horas. Não é necessário estar em jejum.

O Banco de Sangue fica na rua Quintino Bocaiúva nº 895, na Vila Seixas (atrás do Hospi­tal São Lucas). O telefone é o (16) 3610-1515 e o WhatsApp (16) 99702-830. O atendimen­to vai das sete às 18 horas, de segunda a sábado (exceto fe­riados) – aos doadores, esta­cionamento gratuito na esqui­na das ruas Quintino Bocaiúva e Vicente de Carvalho.

Postagens relacionadas

Feira de adoção de animais acontece neste sábado no ShoppingSantaÚrsula

William Teodoro

Bem-Estar Animal promove feira de adoção permanente

Redação 1

Internet 5G impulsionará Brasil em áreas estratégicas, diz ministro

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com