A Orquestra e Coro Acadêmicos do projeto Música Criança interpretam a emblemática canção “Berimbau”, de Baden Powell (1937-2000) e Vinícius de Moraes (1913- 1980), em gravação feita durante o período de isolamento. A estreia será neste sábado, 13 de fevereiro, às 15 horas, nos canais do projeto no Youtube (Projeto Música Criança) e Instagram (@musicacrianca).
A interpretação da música contou com participação especial da Orquestra Portuguesa de Berimbaus e apoio da Câmara Municipal de Lisboa (FES Cultura), a partir de uma parceria do projeto com o professor Paulo Chagas, ex-aluno do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP) e integrante da orquestra.
A gravação foi realizada com mais de 60 alunos, entre instrumentistas e coralistas, e a participação dos professores Danilo Paziani (contrabaixo) e Ricardo Bovo (bateria), além do corpo técnico do Música Criança. Em 2020, o projeto teve que ser adaptado ao ambiente virtual, em cumprimento às normas sanitárias vigentes contra a disseminação do novo coronavírus, e vem promovendo ações para democratizar o acesso ao conteúdo que normalmente promove em sala de aula.
O projeto Música Criança – ano 2 é mantido pelo Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), do governo federal, via Ministério do Turismo (MTuR) – Secretaria Especial da Cultura, com proponência da empresa Ars Galon e patrocinado pelas empresas Beira Rio Agroindustrial, Usina Alta Mogiana S/A., Venturoso, Valentini & Cia Ltda.
É abrigado no Centro Cultural Carlos Alberto Nicolau, que funciona na Casa do Menor Santa Lúcia, e conta com a parceria da Jóia Fraternal Jorge de Lollo e apoio pedagógico do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP), através de seu núcleo de apoio à pesquisa (NAP-Cipem).