Tribuna Ribeirão
Economia

BB confirma PDV e extinção de agências

MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL

Em meio à greve de 24 horas convocada por seus funcionários para esta quarta­-feira, 10 de fevereiro, o Banco do Brasil afirmou em nota que “as medidas de reorganização preparam a empresa para um ambiente de maior competiti­vidade no setor financeiro”.

Em janeiro, a instituição havia anunciado os planos de encerrar as atividades de 112 agências no primeiro se­mestre e o corte de cinco mil colaboradores por meio de programas de demissão vo­luntária. “Os sindicatos foram prontamente informados so­bre as mudanças e o Banco do Brasil apresentou às entidades sindicais todas as razões e as medidas adotadas relativas à reorganização institucional”, diz nota da instituição.

O banco afirmou que 88 das mais de cinco mil agências não funcionaram ontem. De acordo com o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, a greve foi acordada em assembleia virtual e contou com a adesão de 87% dos tra­balhadores.

João Fukunaga, coorde­nador da Comissão de Em­presa dos Funcionários do Banco do Brasil (CNBB), afirmou que a paralisação é apenas mais uma no calen­dário de greve dos funcio­nários. Segundo ele, houve a promulgação de um “Estado de greve”, o que dá aval para novas paralisações sem a ne­cessidade de convocação de assembleias.

Mais cedo, o Banco do Brasil ressaltou que seu plano de reestruturação se dá pelo crescente uso dos canais digi­tais, em detrimento do aten­dimento presencial. “Desde 2016, o BB observa significa­tiva redução nas transações em guichês de caixa (-42%), enquanto o uso do mobi­le praticamente dobrou no mesmo período e já responde por 86% das transações, jun­to com o internet banking”, afirma a instituição.

Quando anunciadas, as medidas de reestruturação da estatal irritaram o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que viu a possibilidade de seu desgaste político e cogitou a demissão do atual presidente do banco, André Brandão – que continua no cargo.

Postagens relacionadas

Juros da economia sobem a 9,25%

Redação 1

Turismo cresce quase 8% em 2023 e consolida recuperação pós-pandemia

William Teodoro

Veículos apreendidos são prensados em RP

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com