A Secretaria Municipal da Saúde iniciou nesta segunda-feira, 9 de fevereiro, a campanha de vacinação contra a covid-19 para quem tem mais de 90 anos. A imunização dos idosos acima de 85 anos vai começar no dia 15. A campanha terá 36 postos e o paciente acamado pode agendar para receber a dose da vacina em casa.
Neste primeiro dia foram imunizados 863 idosos com mais de 90 anos nos 36 postos disponíveis. Dona Guiomar Trovo, de 94 anos, está entre as pessoas que já receberam a vacina. Ela foi vacinada na tarde de ontem, na Unidade Básica de Saúde Doutor Ítalo Baruffi, a UBS do Castelo Branco, na Zona Leste, assim como dona Regina Maria Viale, de 91 anos, enfermeira aposentada do Hospital das Clínicas.
A expectativa é imunizar cerca de quatro mil pessoas com mais de 90 anos. Ou seja, até agora já estão protegidas 21,6% deste público-alvo. Até as 17 horas desta segunda-feira, 1.611 idosos já haviam agendado a vacinação via internet ou pelos telefones exclusivos para essa finalidade. A Secretaria Municipal da Saúde adotou o critério de agendamento de dez senhores e senhoras por hora.
O sistema foi adotado para não causar aglomeração nos postos de vacinação. “O sistema de agendamento, que é rápido e fácil, está sendo bastante eficaz, e o processo de vacinação nessa etapa está transcorrendo com muita tranquilidade e organização”, diz a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Luzia Márcia Romanholi Passos.
A vacina está disponível nas salas de vacinação de 36 UBS’s da rede municipal neste primeiro momento, mas orienta o idoso a fazer o agendamento prévio, caso isso seja possível. A Companhia de Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Preto (Coderp) disponibilizou uma página no portal oficial da prefeitura para cadastramento.
Parentes, cuidadores e responsáveis por essas pessoas devem acessar a página e preencher o formulário para inscrever os pacientes. O link é http://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/ agendamento-vacinacao-covid/ index.xhtml. Na página o paciente escolhe o dia, o horário e a unidade de saúde onde deseja ser vacinado.
O agendamento também pode ser feito pelo telefone (16) 3977-9441 ou (16) 3977-9442, lembrando que a vacinação será voltada exclusivamente a domiciliados em Ribeirão Preto. Esta etapa da campanha de vacinação vai até sexta-feira, 12 de fevereiro, das 8h30 às 15 horas.
Os idosos deverão apresentar algum documento oficial com foto – Registro Geral (RG) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH), entre outros –, Cadastro de Pessoa Física (CPF) e comprovante de residência. O protocolo de agendamento será gerado após a finalização do processo.
O Serviço de Atenção Domiciliar iniciou simultaneamente, nesta fase, a vacinação de idosos de 90 anos ou mais que se encontram acamados em suas residências, isto é, que não possuem condições de saúde de se locomoverem até os postos de vacinação.
A expectativa é imunizar um público com cerca de 600 pessoas nesta situação, a partir de 60 anos, durante toda a campanha. Os idosos dessa faixa etária, acamados, podem receber a vacina em sua própria casa, por meio do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD). Basta entrar em contato com a unidade de saúde mais próxima ou no próprio SAD, pelo telefone 3977-7111.
O governo de São Paulo recomenda aos familiares de pessoas acima de 85 anos de idade a auxiliá-los a realizar o pré-cadastro no site Vacina Já (www. vacinaja.sp.gov.br) para agilizar o atendimento na hora da vacinação contra a covid-19 e para que o Estado tenha uma ideia do volume de doses necessárias.
A prioridade desse público leva em consideração a vulnerabilidade dessa faixa etária, uma vez que 37% das pessoas com 85 anos ou mais que tiveram covid-19 evoluíram para óbito no decorrer da pandemia no Estado. Nas 645 cidades paulistas, o público-alvo da etapa que começa segunda-feira é formado por 515 mil idosos com mais de 90 anos.
A vacinação dos demais grupos será feita de acordo com o cronograma de entrega das doses de vacina dos governos estadual e federal. A vacinação da população de 80 a 84 anos contra a covid-19 deve começar no fim do mês. Antes disso, o governo paulista aguarda uma incorporação do público acima de 80 anos no plano nacional de imunização.
Além disso, a partir do dia 14, o Estado começa a aplicação da segunda dose da Coronavac para os primeiros vacinados, os profissionais da área da saúde. Em 27 de janeiro, a Secretaria Municipal da Saúde começou a vacinar idosos internados e funcionários de instituições de longa permanência – casas de repouso, lares e asilos – contra o coronavírus. De acordo com o Departamento de Vigilância em Saúde, nesta primeira etapa da imunização foram destinadas duas mil doses para este público.