Nessa semana, a Cia. Apocalíptica divulgou por meio de uma transmissão ao vivo no perfil do Instagram @cia. apocaliptica os selecionados das categorias Estreia Grupo, Estreia Solo e Atividades Formativas que farão parte do 2º FestFIM – Festival de Artes do Fim do Mundo.
São 19 projetos de nove segmentos artísticos. O ‘Fotografia com Arte para celular’, da Aleph Cinema de Ribeirão Preto foi um dos classificados na categoria fotografia.
A curadoria foi realizada por Jesser de Souza, da LUME Teatro, Juliana Calligaris, da Cia. Trilha das Artes e Lawrence Garcia, diretor da Cia. Apocalíptica.
“Devido ao sucesso das inscrições, que foram 676 de 83 cidades, a curadoria precisou de mais tempo no processo de seleção, por isso que os selecionados das categorias “Lives” Solo, “Lives” Grupo e Gravações serão divulgados quarta-feira, dia 17 nas redes da companhia”, explica Lawrence Garcia, diretor da Cia. Apocalíptica.
Nesta edição o festival bateu recorde de inscrições com o número 676 e se consolidando como um dos maiores festivais de artes integradas online do Brasil.
“Fico emocionado de ver o festival tomando forma. Honrado e lisonjeado de fazer parte dessa história e desse momento. Parabéns à Cia. Apocalíptica por oportunizar a tantos artistas a possibilidade de compartilharem seus saberes, suas angústias, suas inquietações, seus devaneios, seus êxtases, traduzidos em cursos ou obras artísticas”, diz Jesser de Souza.
“Nesta semana, iremos entrar em contato com todos os artistas selecionados para orientar sobre os próximos passos em relação à produção, parte técnica e agendamento da apresentação”, finaliza Fernanda Missiaggia, coordenadora de Produção.
O Festival é uma realização da Cia. Apocalíptica, foi um dos ganhadores da Lei Aldir Blanc e acontece em março com cerca de 100 horas de atividades, promovendo uma verdadeira maratona cultural online e se consolidando como o maior festival online de artes integradas do estado de São Paulo. O público terá acesso ao festival através do site da Cia. Apocalíptica (www.ciaapocaliptica.com) e as mídias sociais YouTube, Facebook e Instagram (@cia.apocaliptica).
Mais informações sobre a 2ª FestFIM estão disponíveis no link www.ciaapocaliptica.com/festfim2.
O Cineclube Cauim, após cumprir as 50 sessões previstas no projeto “Cinema e Literatura”, está oferecendo mais 50 sessões dentro dos moldes iniciais, ou seja, com transportes e entradas gratuitas. As sessões iniciais foram realizadas em parceria com a Federação das Associações de Bairros de Ribeirão Preto (FABARP), proporcionado acesso ao cinema aos moradores de bairros, comunidades e integrantes de associações, instituições e sindicatos.
Os interessados nas novas sessões terão que entrar em contato com o Cineclube e agendar a participação no projeto. O Cinema e Literatura teve início no dia 5 de janeiro.
Segundo o Cineclube, o projeto “contou com a exibição de grandes filmes que representam a diversificada e brilhante literatura nacional, principalmente para os adolescentes que vão participar de vestibulares e adultos em concursos. Também aos amantes da sétima arte que puderam unir o livro, a história, o romance”. A direção da entidade destacou que o cinema segue rígidos protocolos contra a covid-19.
Um destaque do projeto são as aulas ministradas pelo professor Osvaldo Felix, disponibilizadas em vídeo no site do Cauim (www.cineclubecauim.ong.br).