Segundo balanço divulgado pela Secretaria Municipal da Saúde, Ribeirão Preto havia imunizado 18.492 profissionais do setor até a manhã desta sexta-feira, 5 de fevereiro. Os dados incluem os trabalhadores das unidades Campus e de Emergência do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMRP/USP).
Já foram vacinados médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, auxiliares e outros trabalhadores autônomos, da rede municipal e dos hospitais públicos, particulares e filantrópicos que atuam na linha de frente no combate ao coronavírus. A expectativa é atingir 32 mil trabalhadores do setor, das redes pública (estadual e municipal), particular e autônomos. Ou seja, até agora a cobertura vacinal chega a 57,8%.
Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, a meta é imunizar 150.275 pessoas dos grupos prioritários, formado nesta primeira etapa do Plano Municipal de Imunização (PMI) por profissionais de saúde e idosos e cuja vacinação começou no dia 19 de janeiro. A previsão inicial é de concluir esta fase em 22 de março.
São 32 mil profissionais de saúde e mais 118.275 pessoas acima de 60 anos. No total, já vieram para Ribeirão Preto 28.560 doses. A rede municipal de Ribeirão Preto já tem 22.040 doses e outras 6.520 foram para o Hospital das Clínicas.
Controle de endemias
Os agentes da Divisão de Controle de Endemias da prefeitura de Ribeirão Preto procuraram o Tribuna para reclamar que não foram incluídos no grupo de profissionais da saúde que serão vacinados contra a covid-19.
Segundo estes profissionais, eles deveriam ter sido incluídos, já que prestam serviço em contato direto com a população. São responsáveis, entre outros serviços, pelos mutirões de combate a dengue na cidade. O Tribuna procurou a Secretaria Municipal da Saúde.
Em nota, a pasta informou que realizou apensa a primeira etapa de vacinação, envolvendo trabalhadores que estão no atendimento direto a pacientes com covid-19. Também informa que aguarda o recebimento de novas doses para executar a segunda etapa de imunização.
Nesta segunda etapa, os agentes de Controle de Endemias estarão incluídos, diz a nota. A secretaria não informou quantos trabalhadores do setor a prefeitura tem atualmente, mas a estimativa é de 270 servidores, segundo dados divulgados pelo setor.