A manifestação de interesse para novos alunos e alunas do Projeto Guri – maior programa sociocultural brasileiro, mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo – será realizada até 26 de fevereiro, de maneira online, para os polos de ensino do interior e litoral de São Paulo.
São 18.271 vagas para 30 cursos gratuitos de música para crianças, adolescentes e jovens de seis a 18 anos incompletos (o sistema carregará os polos com cursos disponíveis para a idade informada, respeitando a faixa etária de ingresso em cada turma).
Na Regional Ribeirão Preto são 2.060 vagas disponíveis nos polos da cidade-sede Franca, Altinópolis, Barrinha, Batatais, Bebedouro, Brodowski, Cajuru, Cândido Rodrigues, Cravinhos, Dumont, Guara, Iguarapava, Guaíra, Ipuã, Orlândia, Itirapuã, Ituverava, Jaborandi e Jaboticabal.
Também abrange os polos Franca, Miguelópolis, Monte Alto, Monte Azul Paulista, Morro Agudo, Santa Cruz da Esperança, Santa Rosa de Viterbo, São Joaquim da Barra, São Simão, Serrana, Sertãozinho, Taquaritinga, Terra Roxa e Viradouro.
As aulas começaram a partir do dia 1º de fevereiro e, independentemente do retorno presencial, alunos e alunas terão acesso às atividades por meio da plataforma de ensino a distância. Para fazer a inscrição, o responsável deve acessar o link (www.projetoguri.org.br/ matricula2021) e fornecer algumas informações.
Os pais ou responsáveis devem informar a identidade do aluno ou da aluna (nome completo, data de nascimento e número do Registro Geral ou certidão de nascimento), endereço, se pertence ao grupo de risco da covid-19 (colocar sim ou não) e se o aluno ou aluna possui deficiência auditiva (colocar sim ou não).
Também deve informar telefone para contato, com DDD (opcional), e-mail (opcional), escola em que estuda, identidade do responsável (nome completo, número do RG, telefone e e-mail), informar o polo de interesse, informar o curso de interesse (1ª e 2ª opção), ler (assinalar ciência) nos avisos de autorização do uso de imagem e Lei Geral de Proteção de Dados.
As faixas etárias acima indicam as idades apropriadas para o início em cada curso considerando razões de caráter pedagógico e de estrutura física, relacionadas ao desenvolvimento cognitivo, de maturidade muscular, tonicidade, coordenação motora fina etc.
Após o preenchimento, clicar em “enviar” para que seja gerado o número de protocolo referente ao processo. Posteriormente, a coordenação do polo escolhido entrará em contato com o responsável, confirmará a matrícula no curso indicado (caso haja vaga no mesmo) e fornecerá instruções para o envio dos documentos (RG, comprovante de matrícula/escolaridade e comprovante de endereço).
Nesta etapa, o responsável receberá também um link com o questionário social que deve ser preenchido e enviado. As informações descritas no questionário são fundamentas para que nossas equipes conheçam as demandas dos matriculados e, com isso, tracem planos estratégicos de acordo com o perfil de cada turma e/ou aluno e aluna.
A matrícula só será oficializada no polo e curso escolhido após contato da coordenação e envio dos documentos do aluno/aluna. O formulário, é bem simples e poderá ser preenchido a partir de qualquer plataforma (celular IOS, celular Android, tablet, computador, etc).
Para ingressar no Projeto Guri basta ter entre 6 e 18 anos incompletos e estar regularmente matriculado na escola. Não é preciso ter conhecimento prévio de música, nem possuir instrumentos ou realizar testes seletivos. Os endereços dos polos estão no site www.projetoguri.org.br
O retorno presencial deverá ocorrer de maneira progressiva, atendendo à deliberação do governo de São Paulo e a autorização prévia de cada uma das cidades. As famílias receberão as informações necessárias com antecedência, cientes de que todas as medidas de segurança estão sendo tomadas, visando a saúde e o bem-estar dos guris, familiares, empregados, empregadas e comunidade.
O Projeto Guri é o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão, para crianças e adolescentes entre seis e 18 anos (até 21 anos nos Grupos de Referência e na Fundação Casa).
Cerca de 50 mil alunos são atendidos por ano, em quase 400 polos de ensino, distribuídos por todo o estado de São Paulo. Os mais de 330 polos localizados no interior e litoral são administrados pela Sustenidos, enquanto o controle dos polos da capital paulista e Grande São Paulo fica por conta de outra organização social. Desde seu início, em 1995, o Projeto já atendeu mais de 810 mil jovens na Grande São Paulo, interior e litoral.