Velhinhos aguardam a vacina
As pessoas com mais de 75 anos foram incluídos no rol dos grupos prioritários para receber a vacina contra a covid-19. Depois retiraram estes idosos da programação, deixando na lista quem está os internado em asilo e as pessoas com deficiência e outras graves comorbidades. Quem era considerado prioritário aguarda pela vacina. Quando será?
Araraquara se mobiliza
A vizinha cidade de Araraquara se mobiliza para mudanças no atendimento aos doentes com covid-19. No último domingo, dia 31 de janeiro, uma jovem de 26 anos que estava sendo tratada em casa, com acompanhamento do posto de saúde, morreu enquanto aguardava vaga para internação.
Exemplo
Na segunda-feira (1º) foram realizadas reuniões entre os setores envolvidos no atendimento para mudanças do protocolo que vinha sendo obedecido. Ao que consta, terá prioridade o diagnóstico laboratorial, realizado assim que o paciente comparecer aos setores de atendimento. Será que por aqui a prefeitura não deveria seguir o exemplo?
Dia de Finados
Um velho observador, dentro de seu QG inexpugnável e com medo da covid-19, dizia que o comércio fechado, com uma série de restrições, faz com que as cidades se assemelhem àquelas que obedeciam o entendimento do Dia de Finados, quando nenhuma buzina era tocada, os rádios eram desligados e o som que se ouvia era tão somente o da bandinha acompanhando as procissões e manifestações religiosas nos cemitérios. Na Sexta-Feira da Paixão as restrições eram maiores, os santos eram vestidos de roxo e até falar alto era considerado pecado.