O premiado dançarino e coreógrafo Alexandre Snoop, de Ribeirão Preto, comanda nesta sexta-feira, 5 de fevereiro, a partir das 19 horas, a live “Dança”, da Bandalheira do Bem. Conhecido nacionalmente por participações no Programa do Faustão e vitória no quadro “Se Vira nos 30”, ele vai receber vários convidados.
A live terá uma hora e meia de duração e pode ser acompanhada no canal do Youtube da Zumquê Produções (youtube.com/zumqueproducoes) ou pelo Facebook da Bandalheira do Bem (https://www.facebook.com/ bandalheiradobem).
Um dos destaques da live, que terá o apoio da banda, será a apresentação do grupo de street dance Subterrâneo, dirigido por Alex Gaita. Os dançarinos vão executar três coreografias intituladas “Eco”, “Passos” e o “Pintor Pinta a si Mesmo”.
Em outro momento, Snoop vai ensinar passo a passo a coreografia que criou para a música “Meninos do Morumbi”, composta por Dimi Zumquê, que já foi premiada em vários festivais do país. “Nossa intenção é mostrar a paixão e o poder que a dança tem na vida das pessoas. É uma arte que pode ser aprendida e praticada por todos, sem nenhuma restrição”, diz Snoop.
Ele trabalhou em projetos na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) por 19 anos, montou um grupo de street dance com surdos e hoje realiza diversos cursos em Ribeirão e região ensinando a arte da dança para crianças da periferia, adolescentes, turmas da terceira idade e deficientes, entre outros.
O street dance, ou dança de rua, surgiu nos Estados Unidos nos anos 30 para identificar os estilos de dança dos guetos e centros urbanos. No Brasil, o estilo foi introduzido pelo coreógrafo Marcelo Cirino, em 1991, em Santos. Foi lá que Snoop deu seus primeiros passos aos 14 anos, sob a orientação de Cirino.
Logo, a dança de rua se tornou paixão e profissão para ele. Com a mudança para Ribeirão Preto em 1999, Snoop formou a Cia. de Dança Alexandre Snoop, que acumula várias premiações, como o tricampeonato no Festival de Dança de Florianópolis (SC), o mais importante do país.
A apresentação em lives foi a estratégia escolhida pela Bandalheira do Bem para continuar a levar arte, diversão e conhecimento gratuitamente para crianças e adolescentes após os shows ao vivo terem sido impactados pela pandemia de covid-19.
A Bandalheira do Bem é um projeto cultural criado há três anos e aprovado pelo Programa de Ação Cultural (ProAC) da Secretaria de Economia Criativa do governo de São Paulo por meio de isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
A primeira Live tratou do tema música e a segunda, o mundo maravilhoso do circo. A realização da live ”Dança” com Alexandre Snoop é da Zumquê Produções, empresa artística de Ribeirão Preto, e tem o patrocínio do Grupo Imediato e Alliage.