Tribuna Ribeirão
Ciência e Tecnologia

Satélite brasileiro será lançado no fim do mês

DIVULGAÇÃO/INPE

O satélite Amazônia-1, o primeiro de observação da Terra projetado, integra­do, testado e operado pelo Brasil, será lançado no dia 28 de fevereiro, à 1h54 (ho­rário de Brasília). O Ama­zônia-1 será lançado na missão PSLV-C51, da agên­cia espacial indiana Indian Space Research Organisa­tion (ISRO), às 10h24 (ho­rário da Índia).

O satélite faz parte da chamada Missão Amazônia, criada para fornecer dados de sensoriamento remoto para observar e monitorar o des­matamento, especialmente na região amazônica. A mis­são também vai monitorar a agricultura em todo o territó­rio nacional com alta taxa de revisita, buscando atuar em sinergia com os programas ambientais existentes.

Esse será o terceiro saté­lite brasileiro de sensoria­mento remoto em opera­ção junto ao CBERS-4 e ao CBERS-4A. Esses dois úl­timos foram desenvolvidos pelo Brasil em parceria com a China. O Amazônia-1 tem seis quilômetros de fios e 14 mil conexões elétricas. Tra­ta-se de um satélite de órbi­ta Sol síncrona (polar) que gerará imagens do planeta a cada cinco dias.

Ele é capaz de observar uma faixa de aproximada­mente 850 quilômetros, com 64 metros de resolução. A vida útil do Amazônia-1 é de quatro anos. A missão ainda prevê o lançamento de mais dois satélites, o Amazônia-1B e o Amazônia-2.

“A Missão Amazônia irá consolidar o conhecimento do Brasil no desenvolvimento integral de uma missão espa­cial utilizando satélites estabi­lizados em três eixos, visto que os satélites de sensoriamento remoto anteriores foram de­senvolvidos em cooperação com outros países”, afirmou o Instituto Nacional de Pesqui­sas Espaciais (Inpe), em nota.

“A indústria espacial bra­sileira terá ganho herança de voo nos equipamentos fabri­cados para o satélite, o que abre perspectivas para for­necimento a outros países e agências espaciais”, acrescen­tou o instituto.

Postagens relacionadas

Quer organizar seu feed? Como arquivar fotos no Instagram

William Teodoro

Internet das Coisas se torna alvo fácil para ataques de criptomineração

Redação 1

Gestão de Mark Zuckerberg se torna mais inflexível e afasta demais executivos

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com