Tribuna Ribeirão
Geral

Plano São Paulo não muda em RP

GOVERNO DE SÃO PAULO

O governador João Doria (PSDB) anunciou, em coleti­va de imprensa no Palácio dos Bandeirantes, na tarde desta quarta-feira, 3 de fevereiro, a suspensão do fechamento de bares, restaurantes e estabele­cimentos comerciais aos fins de semana nas onze regiões classificadas na fase laranja do Plano São Paulo.

A medida não altera as re­gras na região do 13º Depar­tamento Regional de Saúde (DRS-XIII), que abrange Ri­beirão Preto e mais 25 cida­des, rebaixada na sexta-feira, 29 de janeiro, da fase laranja para a vermelha, na qual ape­nas os serviços essenciais po­dem funcionar. As novas re­gras seguem até domingo (7).

Na sexta-feira, dia 5, o go­verno anunciará a reclassifi­cação das regiões do Plano São Paulo e as medidas pas­sarão a valer na segunda­-feira (8). Hoje, todas estão nas fases laranja e vermelha, as de maiores restrições. De acordo com a secretária de Desenvolvimento Econômi­co, Patricia Ellen, a reclas­sificação será “muito posi­tiva” para algumas regiões, especialmente a Grande São Paulo, a Baixada Santista e a de Barretos

Na fase vermelha podem abrir apenas estabelecimentos que prestam serviços essen­ciais como supermercados, padarias, açougues, farmácias, drogarias, bancos (seguindo as regras de distanciamento e higienização), oficinas mecâ­nicas, pet shops e feiras livres.

Também podem atender hoteis, bancas de jornal, lojas de material de construção, postos de combustíveis, ser­viços de limpeza, segurança, transporte (ônibus, táxis e aplicativos), abastecimento, salões de beleza e academias de ginástica – leis municipais consideram essas duas ativi­dades essenciais.

Nesta fase, a abertura de bares e restaurantes não é per­mitida. Estes estabelecimentos podem atender em sistema de “delivery” (entrega em domi­cílio), “drive thru” (o cliente pega o produto sem descer do carro” e “take out” (pegue e leve) estão liberados.

Já o comércio tradicional de rua e dos quatro shopping centers de Ribeirão Preto – RibeirãoShopping, Shopping Santa Úrsula, Shopping Igua­temi e Novo Shopping – tam­bém terão de fechar as portas, mas podem atender em siste­ma de delivery” e “drive thru”. Nestes casos, o “take out” não é permitido. Para as praças de alimentação valem as mesmas regras de bares e restaurantes.

A venda de bebida alcoó­lica é proibida das 20 horas às seis da manhã do dia seguinte, mesmo nos sistemas “delivery” de “drive thru”. Ou seja, as lo­jas de conveniência só poderão entregar esse tipo de produto durante o dia. O consumo nes­tes locais também está vetado.

Poupatempo e Detran.SP também não terão atendimen­to presencial. Desde sábado (30), bares, restaurantes, cine­mas, teatros e outras atividades culturais, convenções, parques estaduais e municipais , sho­pping centers e galerias e co­mércio e prestação de serviços tiveram de suspender o atendi­mento presencial.

Na fase laranja, entre se­gunda e sexta-feira, o fun­cionamento continua restrito entre as seis e 20 horas. De acordo com Doria, a decisão foi tomada pelo Centro de Contingência do Coronavírus após uma queda de 11% nas internações por covid-19 nos leitos públicos e privados.

Postagens relacionadas

PUBLICIDADE: UTC no Teatro

Redação 1

Mega-Sena não tem ganhadores e prêmio acumula em R$ 6,5 milhões

Redação 2

PUBLICIDADE: Doar sangue é um ato nobre

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com