Tribuna Ribeirão
Saúde

RP já imunizou 13.537 pessoas

MARCELO CAMARGO/AG.BR.

Segundo balanço divulgado pelo “Vacinômetro”, ferramen­ta digital desenvolvida pela Se­cretaria de Comunicação em parceria com a Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp), até as 21h20 desta quarta-feira, 3 de fevereiro, Ribeirão Preto havia imunizado 13.537 profis­sionais da saúde.

Os dados incluem os traba­lhadores das unidades Campus e de Emergência do Hospital das Clínicas da Faculdade de Me­dicina da Universidade de São Paulo (HCFMRP/USP). Desde ontem, o “Vacinômetro” passou a divulgar o número de vacinas aplicadas contra o novo corona­vírus nos municípios. As infor­mações são preliminares e estão sujeitas a avaliação.

Já foram vacinados médi­cos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, auxiliares e outros trabalhadores da rede municipal e dos hospitais públicos, particu­lares e filantrópicos que atuam na linha de frente no combate ao coronavírus. A expectativa é atingir 32 mil trabalhadores do setor, das redes pública (esta­dual e municipal), particular e autônomos. Ou seja, até agora a cobertura vacinal chega a 42,3%.

Segundo a Secretaria Muni­cipal da Saúde, a meta é imuni­zar 150.275 pessoas dos grupos prioritários, formado nesta pri­meira etapa do Plano Munici­pal de Imunização (PMI) por profissionais de saúde e idosos e cuja vacinação começou no dia 19 de janeiro. A previsão inicial é de concluir esta fase em 22 de março.

São 32 mil profissionais de saúde e mais 118.275 pessoas acima de 60 anos.

No total, já vieram para Ribeirão Preto 28.560 doses, mas até esta quarta-feira (3) devem chegar mais 14.800 ampolas da Coronavac para as 26 cidades da área de atuação do 13º Departamento Regio­nal de Saúde (DRS-XIII).

A remessa de 14.800 ampo­las da vacina contra covid-19 desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac Life Science e produzida no Brasil pelo Ins­tituto Butantan foi entregue ao Grupo de Vigilância Epide­miológica (GVE) de Ribeirão Preto, onde os municípios me­nores deverão retirar os respec­tivos quantitativos.

A rede municipal de Ribei­rão Preto já tem 22.040 doses e outras 6.520 foram para o HC. A imunização com este novo lote deve começar na segunda-feira, 8 de fevereiro. As vacinas distri­buídas nesta etapa são para os municípios imunizarem os ido­sos acima de 90 anos.

A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Luzia Márcia Romanholi Passos, disse ontem que o número de postos para esta etapa deve ser menor porque o público-alvo também é inferior. Inicialmente, a campa­nha previa 40 pontos fixos, nas salas de vacinação de 35 Unida­des Básicas de Saúde (UBS’s) da rede municipal de saúde e mais cinco alternativos.

A vacinação da população de 80 a 84 anos contra a covid-19 deve começar no fim do mês. Antes disso, o governo paulista aguarda uma incorporação do público de 80 anos ou mais no plano nacional de imunização. Além disso, a partir da dia 14, o Estado começa a aplicação da segunda dose da Coronavac para os primeiros vacinados.

Em 27 de janeiro, a Secreta­ria Municipal da Saúde come­çou a vacinar idosos internados e funcionários de instituições de longa permanência – casas de repouso, lares e asilos – contra o coronavírus. De acordo com o Departamento de Vigilância em Saúde, nesta primeira etapa da imunização foram destinadas duas mil doses para este público.

Postagens relacionadas

Campanha foca em mudança de hábitos

William Teodoro

SP pode chegar a 30 mil testes com exames privados

Redação 1

Brasil mais do que dobra o tempo de sobrevida de pessoas com aids

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com