A prefeitura de Ribeirão Preto começa a vacinar os profissionais de saúde autônomos da cidade a partir desta quarta-feira, 3 de fevereiro. A imunização destes profissionais vai até sábado (6), das nove às 15 horas, em dois locais específicos: na sede da Associação Odontológica (Aorp), localizada na rua Alice Além Saadi nº 650no bairro Ribeirânia, Zona Leste, e no Centro Médico, na rua Thomaz Nogueira Gaia nº 1.275, no – Jardim Irajá, Zona Sul.
O anúncio foi feito em coletiva de imprensa realizada na tarde desta terça-feira (2), no Palácio Rio Branco, com a presença do secretário de Governo, Antônio Daas Abboud, da secretária da Saúde em exercício, Jane Aparecida Cristina, e da diretora do departamento de Vigilância em Saúde, Luzia Márcia Romanholi Passos.
Para efetivar a imunização, os profissionais deverão apresentar carteira do conselho de classe ou holerite e comprovante de endereço. Nesta primeira fase, a previsão é de aplicação de 700 doses por posto de vacinação por dia – 1.400 a cada 24 horas.
A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde diz que a quantidade quantitativo de doses recebidas pelo município até o momento atenderá uma parcela dos profissionais e trabalhadores da saúde em geral, e mais doses chegarão para imunizar a todos.
A vacina será apenas para profissionais da saúde com conselho de classe ativo. Recepcionistas, secretárias e outros trabalhadores de instituições de saúde que não tenham conselho de classe ativo não serão vacinados neste momento. Podem tomar a vacina médicos, dentistas, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos e veterinários.
Também estão na lista farmacêuticos, auxiliares de farmácia, auxiliares e técnicos de enfermagem, auxiliares de saúde bucal e auxiliares de consultório dentário (com CRO ativo ou holerite atual/ mês anterior), trabalhadores de laboratórios (biomédicos e outros profissionais envolvidos na coleta e/ou bancada) e demais profissionais da saúde que tenham conselho de classe ativo.