A Câmara de Ribeirão Preto volta do recesso parlamentar nesta terça-feira, 2 de fevereiro, e a primeira sessão ordinária será virtual, sem a presença de vereadores no plenário Jornalista Orlando Vitaliano, no Palácio Antônio Machado Sant’Anna, sede do Legislativo.
A decisão da Mesa Diretora foi adotada por causa da regressão de Ribeirão Preto para a fase vermelha do Plano São Paulo. Com a medida, fica determinada a limitação do fluxo de público geral nas dependências da Câmara, com acesso permitido apenas àqueles que participarão de atos oficiais ou comprovarem a necessidade de ingresso no local.
Já os atendimentos internos administrativos presenciais também foram suspensos. Quando for indispensável, será feito mediante agendamento prévio. Também houve a suspensão da autorização de viagens oficiais de vereadores e de servidores, exceto com autorização prévia formal da Mesa Diretora, após a análise da urgência do pedido.
Em relação aos servidores, a Mesa Diretora determinou que os setores administrativos funcionem com o mínimo de trabalhadores necessários para o atendimento presencial e em sistema de rodízio. Os outros trabalharão em sistema home office. A Câmara de Ribeirão Preto tem 93 servidores concursados e 110 comissionados – cinco para cada um dos 22 vereadores.
Também foi suspensa, temporariamente a visitação pública, bem como o atendimento presencial do público externo que puder ser prestado por meio eletrônico ou telefônico, devendo os protocolos externos serem encaminhados pelo e-mail: protocolo@camararibeiraopreto.sp.gov.br.
As sessões ordinárias e extraordinárias serão realizadas remotamente e poderão ser acompanhadas ao vivo pela TV Câmara, disponível em sinal digital aberto, nas operadoras de TV ou pelo YouTube e Facebook do Legislativo municipal. Nesta terça-feira (2), às 9h30, o presidente da Câmara, Alessandro Maraca (MDB), realiza uma entrevista coletiva para falar sobre os primeiros 30 dias a frente do Legislativo.