O YouTube anunciou que está iniciando os testes de uma nova ferramenta, chamada “Clipes”. Com ela, os usuários poderão criar “recortes” de trechos engraçados ou interessantes de um vídeo, com 5 a 60 segundos de duração, e compartilhá-los com seus amigos e seguidores.
Para criar um clipe um usuário só precisa clicar no ícone da tesoura sob o vídeo. Depois basta definir um título, ponto de início e de encerramento. Cada clipe tem uma URL própria, e toca em loop na mesma página que o vídeo original. O vídeo abaixo explica o funcionamento dos clipes em mais detalhes.
Inicialmente os clipes estão disponíveis em conteúdo de um pequeno grupo de criadores, tanto na interface web do YouTube quanto no app para Android, e chegará “em breve” à versão para o iOS.
Segundo Salahodeen, gerente de produto do YouTube Gaming, os clipes foram criados a partir dos pedidos de streamers que transmitem partidas e torneios de jogos, com múltiplas horas de duração, em seus canais. Apesar de inéditos no YouTube, os clipes são algo que já existe em outras plataformas, como o Twitch.
Em uma carta publicada recentemente a CEO do YouTube, Susan Wojcicki, afirmou que aumentar a renda dos criadores de conteúdo é o principal objetivo da plataforma para este ano de 2021, e os clipes podem ser parte da estratégia para isso: Os criadores sabem que um clipe que viraliza pode atrair rapidamente uma grande quantidade de novo público para um canal.
Relembrando os resultados de 2020, a executiva afirma que o número de transmissões ao vivo diárias aumentou em 45%. Meio milhão de canais fizeram transmissões ao vivo pela primeira vez em 2020, e eles foram responsáveis por mais de 10 milhões de transmissões ao vivo na plataforma. Ela cita como exemplo de sucesso a dupla Jorge e Matheus, que transmitiu ao vivo um show da garagem de casa que foi exibido mais de 40 milhões de vezes.
Via Olhardigital