Tribuna Ribeirão
Saúde

Saúde já imunizou 7.060 profissionais

ROVENA ROSA /CCS

Segundo balanço divul­gado pelo Departamento de Vigilância em Saúde, até a manhã desta quinta-feira, 28 de janeiro, Ribeirão Preto havia vacinado 7.060 profis­sionais da saúde, incluindo os da das unidades Campus e de Emergência do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMRP/USP).

Já foram imunizados mé­dicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, auxiliares e outros trabalhadores da rede municipal e dos hospitais pú­blicos, particulares e filantró­picos que atuam na linha de frente no combate ao corona­vírus. A expectativa é atingir 32 mil trabalhadores do setor, das redes pública (estadual e municipal) e particular. Ou seja, até agora a cobertura va­cinal chega a 22%.

Segundo a Secretaria Mu­nicipal da Saúde, que res­ponde pelo departamento, as doses aplicadas em Ribeirão Preto são da Coronavac, de­senvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac Life Science e produzida no Brasil pelo Instituto Butantan. A meta da pasta é imunizar 150.275 pessoas dos grupos prioritá­rios, formado nesta primeira etapa do Plano Municipal de Imunização por profissionais de saúde e idosos.

Ribeirão Preto já recebeu 18.880 doses da Coronavac, sendo 6.520 somente para o Hospital das Clínicas e 12.360 para a rede munici­pal e hospitais filantrópi­cos. Uma nova remessa de 12.360 ampolas já está ga­rantida, segundo o prefeito Duarte Nogueira (PSDB) e o secretário municipal da Saúde, Sandro Scarpelini.

O governo de São Paulo já concluiu a distribuição de 501.960 mil doses da vacina da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), desenvolvida pela Universidade de Oxford em parceria com farmacêutica AstraZeneca aos Grupos de Vigilância Epidemiológica (GVE), com o objetivo de abastecer os 645 municípios.

O GVE da Ribeirão Pre­to recebeu 16.500 doses. Somente a prefeitura ribei­rão-pretana ficou com 9.680 doses com a chegada de no­vos lotes de vacinas contra a covid-19. Estas doses serão usadas para imunizar os 32 mil profissionais de saúde. As demais 6.820 estão sendo distribuídas para 25 muni­cípios da área de atuação do 13º Departamento Regional de Saúde (DRS-XIII).

A prefeitura diz que será possível retomar o crono­grama do Plano Municipal de Imunização (PMI) e cum­prir a meta de imunizar 32 mil profissionais de saúde nesta primeira etapa, que começou no dia 19. Além das doses pre­vistas, a cidade receberá o sufi­ciente em novas remessas para vacinar todos os trabalhado­res do setor no município.

No total, já vieram para Ribeirão Preto 28.560 doses – sem contar a segunda leva de 12.360 do imunizante do Butantan. A rede munici­pal tem 22.040. Já chegaram 21.280 doses para a região de Ribeirão Preto. Na quarta­-feira (27), a Secretaria Mu­nicipal da Saúde começou a vacinar idosos internados e funcionários de instituições de longa permanência – ca­sas de repouso, lares e asilos – contra o coronavírus. De acordo com o Departamento de Vigilância em Saúde, nesta primeira etapa da imuniza­ção foram destinadas duas mil doses para este público.

As demais pessoas acima de 60 serão contempladas assim que Ribeirão Preto re­ceber mais doses da vacina. Cerca de 84% das mortes por covid-19 na cidade são de pessoas com mãos de 60 anos. A previsão inicial, segundo o Plano Municipal de Imuniza­ção (PMI), era iniciar a vaci­nação deste público em 8 de fevereiro. Todas as unidades de saúde de Ribeirão Preto estão preparadas para a vaci­nação dos demais idosos e o restante da população.

Postagens relacionadas

OMS faz alerta sobre a saúde dos adolescentes

Redação 1

Sociedade Brasileira de Pediatria defende vacinação em adolescentes

Redação 1

Pacientes reclamam de demora no atendimento da UPA Norte

Redação 8

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com