Tribuna Ribeirão
Educação

Fies abre inscrições para o 1º semestre

Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

Começaram as inscri­ções para o processo seletivo do novo Fundo de Financia­mento Estudantil (Fies) para o primeiro semestre de 2021, com resultado divulgado no dia 2 de fevereiro. A candi­datura já pode ser feita pelo portal do programa, onde o estudante encontra o crono­grama completo do processo seletivo. Neste ano serão ofe­recidas 93 mil vagas.

Instituído pela lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, o Fies tem como obje­tivo conceder financiamento a estudantes em cursos supe­riores particulares, com ava­liação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação (MEC) e oferta­dos por instituições privadas de educação superior aderen­tes ao programa

O novo Fies é um modelo de financiamento estudantil, que divide o programa em diferentes modalidades, pos­sibilitando, segundo o gover­no federal, juros zero a quem mais necessita do programa e uma escala de financiamen­tos que varia conforme a ren­da familiar do candidato.

O que mudou
Além de possibilitar juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamento que varia conforme a renda familiar do candidato, quem financia começará a pagar as prestações respeitando o seu limite de renda, fazendo com que os encargos a serem pagos diminuam consideravelmente.

Quem pode participar
O programa do MEC é destinado a financiar prio­ritariamente estudantes de cursos de graduação e con­templa o indivíduo que pos­sui renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até três salários mínimos. Para con­correr, é necessário ter parti­cipado de alguma edição do Enem a partir de 2010 até a mais recente realizada.

É obrigatório ter obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos e nota superior a zero na redação. Além dis­so, tem prioridade na seleção o candidato que não tenha concluído o ensino superior nem tenha sido beneficiado pelo financiamento estudan­til anteriormente.

Como se inscrever
O candidato deve acessar o sistema de inscrição por meio do site do Fies e seguir as instruções. Os pré-selecio­nados na chamada única do Fies têm o prazo para com­plementar a inscrição de 3 a 5 de fevereiro. Já os candidatos não pré-selecionados serão incluídos automaticamente na lista de espera e podem disputar uma das vagas.

A convocação por meio desta lista de espera será entre 3 de fevereiro e 18 de março. Pelo regulamento, os candidatos pré-selecionados na lista de espera deverão complementar sua inscrição no prazo de três dias úteis, contados do dia subsequente ao da divulgação de sua pré­-seleção no FiesSeleção.

O edital do processo sele­tivo do Fies pode ser acessado pela página oficial do progra­ma. Na segunda-feira (25), o MEC também publicou no Diário Oficial da União in­formações como as regras de ofertas de vagas pelas insti­tuições particulares de ensi­no superior e inscrição dos candidatos para o processo seletivo do Fies do segundo semestre deste ano. No en­tanto, o cronograma será di­vulgado posteriormente.

Postagens relacionadas

Enem será em 13 e 20 de novembro

William Teodoro

Inscrições para o Prêmio Nacional de Educação Fiscal vão até 13 de julho

Redação 1

MEC descarta cancelamento do Enem após vazamento de provas

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com