Tribuna Ribeirão
Cultura

Obra ‘Futebol’ é tema de exposição

REPRODUÇÃO/CASA DE PORTINARI

Uma das grandes paixões nacionais também foi retra­tada por Candido Portinari (1903-1962), o futebol. Na rua, no campo ou na calçada, o jogo criou ligações entre o artista e sua cidade natal e vi­rou tema de uma exposição virtual temporária em 2014, previamente à Copa do Mun­do sediada no Brasil.

Nesta quarta-feira, 27 de janeiro, o Museu Casa de Portinari, instituição da Se­cretaria da Cultura e Econo­mia Criativa do governo de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, relembra a mostra pelas suas redes sociais e site. A obra “Futebol”, de 1935, foi escolhida como objeto e tema da exposição.

Apresenta um duplo sen­tido: retrata um jogo entre meninos e tem como pano de fundo Brodowski, cidade natal do pintor, reforçando a ligação de Portinari com o município. Na página www.museucasa­deportinari.org.br/exposicao­virtual é possível visualizar a pintura, bem como participar de algumas brincadeiras on­-line e aprender mais sobre as bandeiras nacionais.

Outra atividade destaque na programação desta úl­tima semana de janeiro é a Feira de Artesanato Virtual, que reúne artesãos de várias modalidades no dia 28, pe­las redes sociais. Na galeria, o público poderá conhecer sobre a produção e as peças autorais, além de adquiri-las.

No site do Museu Casa de Portinari ainda é possível vi­sitar parte do acervo exposto por meio de fotos e vídeos, o trabalho das equipes técnicas é fazer um tour virtual pelo espaço. Para conferir, basta acessar www.museucasade­portinari.org.br/culturaem­casa ou as redes sociais @mu­seucasadeportinari.

Pandemia
Seguindo as recomenda­ções do Plano São Paulo, o Museu Casa de Portinari co­munica que estará fechado para visitação presencial nos dias 30 e 31 janeiro; e 6 e 7 de fevereiro. De terça à sex­ta-feira, o equipamento cul­tural estará aberto das dez às 16 horas.

Segue todos os protocolos de segurança sanitária para seus funcionários e visitantes. Às segundas-feiras, o Museu Casa de Portinari fica fechado para manutenção e limpeza. As atividades educativas e cul­turais e o tour virtual, também, permanecem de forma online pelas redes sociais e no site.

Candido Portinari
Filho de imigrantes italia­nos nascido em Brodowski, em 30 de dezembro de 1903, Candido Portinari mani­festou sua vocação artística desde criança. Ao longo de sua carreira, pintou mais de cinco mil obras, entre elas os painéis “Guerra e Paz”, ofere­cidos pelo governo brasileiro à sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, Estados Unidos.

Morreu em 6 de fevereiro de 1962, aos 58 anos, vítima de intoxicação pelas tintas que utilizava. Criou desde pequenos esboços até gran­des obras, murais e painéis. O artista foi o pintor brasileiro que conseguiu maior pro­jeção internacional devido ao seu talento artístico e sua atuação no cenário cultural e político do Brasil.

Postagens relacionadas

Festival resgata a cultura negra

Redação 1

Turma do ‘Baby Shark’ volta a RP

Redação 1

Poeta contador de histórias, Mia Couto avalia a dura realidade da quarentena

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com