A velha política não deixa amigos desamparados. Mais um ex-vereador acaba de assumir cargo comissionado na prefeitura de Ribeirão Preto. Ariovaldo de Souza (PSDB), o “Dadinho”, era suplente na legislatura passada e ocupou uma cadeira na Câmara por causa, do afastamento de Waldyr Villela (MDB) por decisão judicial.
Entretanto, Villela, que era acusado, entre outras coisas, de utilizar veiculo oficial e servidor comissionado de seu gabinete para assuntos particulares, conseguiu decisão favorável em terceira instância e reassumiu o mandato. Também tentou se reeleger nas eleições municipais do ano passado, mas não obteve êxito – recebeu 892 votos.
“Dadinho” também concorreu, sem sucesso. Obteve 830 votos e agora foi nomeado para a função de orientador técnico de educação física da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). Segundo a prefeitura, a justificativa para a nomeação do ex-vereador é que ele tem formação em educação física, sendo compatível com o cargo.
Em 6 de janeiro, o também ex-vereador Rodrigo Simões (PSDB) foi nomeado pelo prefeito Duarte Nogueira (PSDB) diretor-presidente da Fundação de Formação Tecnológica de Ribeirão Preto (Fortec) A portaria foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM).
Rodrigo Simões é aliado do prefeito e trabalhou em prol da administração tucana na legislatura anterior (2017- 2020), mesmo durante os três anos em que esteve filiado ao PDT, partido de oposição. Tentou a reeleição, mas não se reelegeu. Obteve 2.704 votos nas últimas eleições.
Duarte Nogueira já havia acomodado outros aliados sem sucesso nas urnas em cargos de sua nova gestão, que teve início em 1º de janeiro e vai até 31 de dezembro de 2024. Além de nomear Ricardo Aguiar – seu coordenador de campanha e ex-secretário de Esportes – como titular da pasta de Governo, o tucano também lembrou daqueles que o apoiaram no mandato anterior.
O ex-vereador Fabiano Guimarães (DEM) assumiu o cargo de assistente do secretário municipal de Esportes. A nomeação foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) do dia 5. O democrata não conseguiu a se reeleger. Obteve 1.846 votos.
O novo titular da pasta, André Trindade (DEM), também ex-vereador, não se reelegeu (conseguiu 2.-79 votos) e foi nomeado secretário municipal de Esportes pelo prefeito Duarte Nogueira. É presidente do Diretório Municipal do Democratas e era o líder do governo na Câmara no último ano da legislatura passada.
Na última eleição para vereador, a bancada do partido foi reduzida de três para apenas um parlamentar, Gláucia Berenice, segunda vice-presidente do Legislativo. Guimarães e Trindade não são os únicos derrotados nas eleições que ganharam cargos no governo Duarte Nogueira.
A nova secretária de Assistência Social, Renata Corrêa Gregoldo (PSDB), recebeu 1.067 votos nas eleições de novembro, mas não se elegeu. Ela já presidiu o Fundo Social de Solidariedade (FSS), mas saiu para disputar uma vaga na Câmara.
Na Secretaria da Infraestrutura assumiu Carlos Eduardo Nascimento Alencastre (PSDB), engenheiro e servidor de carreira do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) do Estado de São Paulo, também candidato a vereador pelo PSDB. Recebeu 782 votos.
O Órgão Municipal de Proteção e Defesa dos Consumidores de Ribeirão Preto (Procon-RP), ligado à Secretaria Municipal de Assistência Social, Feres Junqueira Najm deu lugar à advogada Ana Paula Gentile, candidata a vereadora nas últimas eleições pelo partido do prefeito, o PSDB. Ela obteve 1.114 votos.