Tribuna Ribeirão
DestaqueSaúde

RP vai receber lote de vacina

AURÉLIO PEREIRA/MS

Com a chegada de novos lotes de vacinas contra a co­vid-19, a prefeitura de Ribeirão Preto informou nesta sexta­-feira, 22 de janeiro, que será possível retomar o cronograma do Plano Municipal de Imuni­zação e cumprir a meta de imu­nizar 32 mil profissionais de saúde nesta primeira etapa, que começou na terça-feira (19).

O anúncio foi feito pelo pre­feito Duarte Nogueira (PSDB) durante coletiva no Palácio Rio Branco, sede da prefeitura, na tarde de ontem. Até o final da tarde desta sexta-feira, a Secre­taria da Saúde havia aplicado 877 doses da vacina Corona­Vac, sendo 491 na rede muni­cipal e o restante nos hospitais filantrópicos.

Nas unidades Campus e de Emergência do Hospital das Clínicas foram mais 1.125 doses, totalizando 2.002 profis­sionais de saúde imunizados, 1,3% da meta geral de 150.275. Considerando apenas a pri­meira etapa, na qual Ribeirão Preto deve imunizar 15.620 profissionais de saúde, o índice sobe para 12,8%.

Porém, com a chegada de mais imunizantes, a meta volta para 32 mil. Nogueira infor­mou que, além das doses pre­vistas, receberá o suficiente em novas remessas para vacinar todos os trabalhadores do setor no município. Isso será possí­vel graças às vacinas que foram importadas e chegaram nesta sexta-feira ao Brasil.

Ou seja, além da segunda re­messa de 12.360 doses de Coro­naVac já garantida pelo Estado e das 6.520 enviadas ao HC, mais 16 mil ampolas devem chegar à cidade. Nesta sexta-feira, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, por unanimidade, o uso emergen­cial de 4,1 milhões de doses da CoronaVac envasadas pelo Ins­tituto Butantan.

A decisão se estende às que ainda terão a produção finalizada nos próximos me­ses. Além disso, as vacinas da Universidade de Oxford/Astra­Zeneca contra a covid-19 que chegaram da Índia serão distri­buídas aos Estados a partir da tarde deste sábado (23).

Antes disso, elas vão passar por um processo de checagem de qualidade e segurança em Bio-Manguinhos, unidade da Fundação Oswaldo Cruz (Fio­cruz). Os dois milhões de doses são do imunizante desenvolvido pela Universidade de Oxford com a farmacêutica AstraZe­neca, fabricadas pelo Instituto Serum, da Índia. De acordo com o Ministério da Saúde, a chegada ocorreu no Aeroporto Interna­cional de Cumbica, em Guaru­lhos, na Grande São Paulo.

“Tivemos duas boas notícias, que é a chegada de dois milhões de doses da Índia, e a Anvi­sa aprovou emergencialmente mais 4,8 milhões doses da vacina do Butantan (à noite o instituto informou que são 4,1 milhões). Teremos mais 6,8 milhões de doses de vacina. Considerando a proporcionalidade das outras vacinas que já foram distribuí­das, iremos receber em Ribeirão Preto, entorno de 16 mil novas doses. Assim, os 32 mil profis­sionais da saúde estarão vacina­dos”, explica Nogueira.

O Butatan pretende finali­zar 46 milhões de unidades da CoronaVac até abril, mas ainda aguarda a chegada do insumo farmacêutico ativo (IFA) da farmacêutica chinesa Sinovac Life Science. Todos os diretores da agência acompanharam o voto da relatora e diretora Mei­ruze Freitas que deu parecer fa­vorável ao uso emergencial das doses da CoronaVac envasadas pelo instituto.

O governo de São Paulo começou a entregar na quar­ta-feira, dia 20, mais 125 mil doses da CoronaVac. Ribeirão Preto garantiu 24.720 ampo­las – dois lotes de 12.360 para duas doses, segundo o secretá­rio municipal da Saúde, Sandro Scarpelini, mas um ainda será enviado à cidade. As remessas foram direcionadas diretamen­te a 64 prefeituras de cidades com mais de 30 mil habitantes.

O Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) de Ri­beirão Preto, que atende mu­nicípios menores, ficou com mais 2.400. A distribuição está sob responsabilidade do 13º Departamento Regional de Saúde (DRS-XIII). Na região, também foram abastecidas Barrinha (320 doses), Batatais (680), Cravinhos (360), Gua­riba (320), Jaboticabal (880), Jardinópolis (520), Monte Alto, (560), Pitangueiras (400), Pon­tal (360), Serrana (520) e Ser­tãozinho (1.500).

Franca recebeu 3.300 doses. O GVE da região ficou com mais 2.100 e outras cidades também foram beneficiadas – Ituverava (760), Morro Agudo (480), Orlândia (440) e São Jo­aquim da Barra (840). Outras 3.200 foram enviadas a Barre­tos e mais 1.700 para o Grupo de Vigilância Epidemiológica.

Guaíra ficou com 400, Be­bedouro com mais 1.300 e Olímpia, 640. No total, as três regiões receberam 48.700 do­ses da CoronaVac. São 33.540 para a região de Ribeirão Preto, 7.920 para a de Franca e mais 7.240 para a de Barretos.

Com parte das doses envia­das nesta semana, a Secretaria Municipal da Saúde lançou a imunização das pessoas que vivem em asilos, lares e casas de repouso. São cerca de 1.900 idosos e profissionais que tra­balham nessas entidades e re­ceberão as duas doses (3.800). Cerca de 84% das mortes por covid-19 na cidade são de pes­soas com mãos de 60 anos.

Postagens relacionadas

Baep localiza cerca de 20 Kg de maconha em comunidade de Ribeirão Preto

William Teodoro

Energia não terá mais ‘taxa extra’

William Teodoro

Comercial empresta Gabriel Hilario para Tupy-GO

Hugo Luque

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com