Tribuna Ribeirão
Mundo

Joe Biden já é o 46º presidente dos EUA

AFP - SAUL LOEB

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, fez no perí­odo da tarde de quarta-feira, 20 de janeiro, seu primeiro discurso como líder da Casa Branca, após ser empossado em cerimônia no Capitólio. Nos primeiros minu­tos à frente de um país altamente polarizado politicamente, o de­mocrata convocou a população a se unir para derrotar desafios.

“Vou lutar pelos que me apoiaram e pelos que não me apoiaram. Neste dia de janeiro, minha alma inteira está dedica­da a unir nossa nação”, declarou o democrata. “Com união, po­demos fazer grandes coisas. Po­demos superar o vírus mortal”, seguiu, em referência ao novo coronavírus, que já matou mais de 400 mil cidadãos americanos.

Ele pediu um minuto de si­lêncio pelas vítimas e disse que os EUA estão entrando, prova­velmente, na fase mais mortal da pandemia. “Vamos derrotar o coronavírus como uma na­ção unida.” Biden afirmou que sua posse não celebra o triunfo de um candidato, mas de uma causa: a democracia. “A demo­cracia é preciosa e frágil. Desta vez, ela prevaleceu.”

A fala vem após uma tran­sição de poder bastante tensa nos EUA, com o antecessor Donald Trump sem reconhecer a legitimidade das eleições de novembro. O republicano tam­pouco compareceu à cerimônia de posse desta quarta. Há exatas duas semanas, o Capitólio, sede do Congresso norte-americano, foi invadido por apoiadores de Trump que tentaram impedir a certificação da vitória do então presidente eleito.

O novo presidente dos EUA agradeceu seus antecessores dos dois partidos e disse acreditar na resiliência da Constituição americana. Os ex-presidentes Barack Obama, George W. Bush e Bill Clinton compareceram à cerimônia de posse. Reforçando seu tom conciliador, Biden con­firmou que vai restaurar antigas alianças para “engajar os EUA com o mundo” outra vez.

O democrata anunciou ain­da o retorno do país ao Acordo de Paris e à Organização Mun­dial da Saúde (OMS). “Podemos fazer os EUA outra vez uma for­ça de liderança para o bem neste mundo. Seremos julgados de acordo com como lidamos com as crises deste momento.”

Biden prestou juramento no Capitólio e foi empossado como 46º presidente dos Estados Uni­dos. “Juro solenemente que vou desempenhar com fidelidade o cargo de presidente dos Estados Unidos. Farei tudo que estiver ao meu alcance para preservar, proteger e defender a Constitui­ção”, disse, com uma das mãos sobre uma Bíblia. Kalama Harris também jurou respeitar a Carta Magna do país e foi empossada como a primeira vice-presidente mulher e negra.

Biden também parabenizou Kamala Harris, primeira mulher eleita vice-presidente dos EUA, e lembrou a mancha do racis­mo no país. A dupla empossa­da chegou à Casa Branca, pela primeira vez como líderes, no final da tarde.

O presidente Jair Bolsona­ro emitiu nota. “Cumprimento Joe Biden como 46º presiden­te dos EUA. A relação Brasil e Estados Unidos é longa, sólida e baseada em valores elevados, como a defesa da democracia e das liberdades individuais. Sigo empenhado e pronto para traba­lhar pela prosperidade de nossas nações e o bem-estar de nossos cidadãos”, diz.

“Para marcar essa data, ende­recei carta ao presidente dos EUA, Joe Biden, cumprimentando-o por sua posse e expondo minha visão de um excelente futuro para a parceria Brasil-EUA”, escreveu Bolsonaro, aliado do agora ex­-presidente Donald Trump. O brasileiro demorou mais de um mês para reconhecer a vitória do democrata nas eleições de no­vembro passado.

No início deste mês, horas após o Congresso dos Estados Unidos oficializar a vitória de Biden nas eleições presidenciais, Bolsonaro insistiu em dizer que houve fraude na disputa, alega­ção falsa que vinha sendo feita por Trump desde sua derrota. Líderes mundiais também parabenizaram Joe Biden e Kamala Harris pela posse dos democratas como presidente e vice-presidente dos Estados Unidos, respectivamente.

Postagens relacionadas

Nos EUA, Bolsonaro critica ‘defensores da tirania’ e ataca ‘antigo comunismo’

Redação 1

Dorian se fortalece e avança para a Flórida

Redação 1

OMS eleva risco global do Covid-19 a ‘muito alto’

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com