Na próxima quarta-feira, 20 de janeiro, Ribeirão Preto comemora o Dia de São Sebastião, padroeiro da cidade – a Igreja Católica promoveu novenas diárias desde o dia 11 e até esta sexta-feira (15), mas apenas com orações e sem quermesse por causa da pandemia de coronavírus. A celebração prossegue durante o final de semana.
Na quarta-feira (20), Dia do Padroeiro, haverá missa às oito horas, ao meio-dia e às 19 horas na Catedral Metropolitana de São Sebastião, a Igreja Matriz de Ribeirão Preto. Após a primeira celebração da manhã será divulgado o resultado da rifa da perua Volkswagen Brasília amarela, ano 1978, e da viagem para Santos, no litoral sul paulista, com tudo pago.
O bilhete custa R$ 2 e o dinheiro arrecadado será usado nas obras de reforma e restauração do prédio da igreja, com custo total estimado em R$ 3 milhões. O carro foi doado por um fã da banda Mamonas Assassinas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3625-0007 ou na secretaria da igreja. Já à noite, após a missa das 19 horas, haverá uma carreata com a imagem de São Sebastião pelas ruas do Centro.
A tradicional procissão no Centro também foi adiada por causa da covid-19. A Brasília está exposta no hall de entrada da Catedral de São Sebastião. A missa das 19 horas, que costuma ser campal, em frente à igreja, tradicionalmente é celebrada por dom Moacir Silva, arcebispo metropolitano.
A celebração na área de atuação da Arquidiocese de Ribeirão Preto prevê missas também em Sertãozinho, Batatais, Jardinópolis e Cajuru. Na Paróquia de São Sebastião, localizada na rua Heron Domingues nº 820, no Parque São Sebastião, na Zona Leste, também terá missas em louvor ao santo padroeiro, Neste domingo (17), será às 8h30 seguida de bazar do prato pronto.
Na segunda (18) e na terça-feira (19), as missas terão início às 19h30 e, no Dia de São Sebastião, às 18 horas, seguida de procissão mesmo com as autoridades sanitárias sendo contrárias a qualquer tipo de aglomeração. Entre os dias 18 e 20 haverá bolo no pote do santo. Em reunião com o padre Francisco Zanardo Moussa, o Padre Chico, da Catedral Metropolitana de Ribeirão Preto, em dezembro de 2017, o prefeito Duarte Nogueira Júnior (PSDB) confirmou que o feriado do Dia de São Sebastião seria mantido.
Havia a possibilidade de o ribeirão-pretano ter um feriado a menos. O Dia do Padroeiro era o mais cotado para sair do calendário. Entidades representativas do comércio pediram a transformação de uma das datas da cidade em ponto facultativo. O Dia de São Sebastião passou a ser feriado em janeiro de 2010 graças à lei 11.919/2009, de autoria do ex-vereador Corauci Neto (então no PSD), sancionada pela então prefeita Dárcy Vera (sem partido).
Comércio
O Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto e Região (Sincovarp) e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Ribeirão Preto (CDL) informam que no feriado municipal de São Sebastião – padroeiro de Ribeirão Preto –, celebrado em 20 de janeiro (segunda-feira), as lojas do Centro e dos corredores comerciais dos bairros terão abertura facultativa das nove às 17 horas. Neste sábado (16) o atendimento será normal, no mesmo horário. No domingo (17) as lojas estarão fechadas.